Articulações discretas

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 21/02/2023
Horário 04:55

Ainda que com certa discrição, articulações já são feitas em Presidente Prudente para as eleições municipais do ano que vem. Tudo indica que o prefeito Ed Thomas (sem partido) buscará a reeleição, pelo empenho em mostrar a sua atuação no dia a dia. 

TEM TEMPO DE SOBRA
Há pouco mais de três meses, Ed Thomas deixou o PSB no qual esteve filiado por 15 anos e para concorrer às eleições de 2024 terá que ter nova filiação, mas tem tempo de sobra quanto à escolha de uma sigla. 

PELA MUDANÇA DE PRAZO
Atualmente, o prazo mínimo de filiação para ser candidato é de 6 meses, conforme a legislação em vigor. Porém, tramita no Senado desde 2021 projeto de lei para que este prazo seja de 1 ano.

POSSIBILIDADE REMOTA
Os indícios são de que o novo prazo seja uma possibilidade remota, por conta da falta de celeridade no trâmite. A proposta da nova lei é de que o novo filiado tenha tempo de convivência com os seus correligionários antes mesmo da convenção.

APARIÇÃO EM PÚLICO
Conforme a movimentação dos possíveis candidatos a prefeito em 2024, quem tem aparecido em eventos públicos é o ex-prefeito de dois mandatos seguidos Milton Carlos de Mello, “Tupã” (União Brasil).

UM LUGAR DE HONRA
Sua mais recente presença foi na sessão solene de abertura das comemorações do Centenário da Câmara Municipal de Presidente Prudente, inclusive foi chamado para compor a mesa.

EMBALO PELO ESTÍMULO
Com o estímulo de ter sido o candidato a deputado mais votado da cidade e região nas eleições do ano passado e de estar prestes a assumir um cargo no governo de São Paulo, Guilherme Piai (Republicanos) deverá ser candidato a prefeito novamente.

EXPRESSIVA VOTAÇÃO
Como candidato a deputado em 2022, recebeu mais de 63 mil votos. Como candidato a prefeito em 2020 teve mais de 10 mil votos, então no PSL do presidente Jair Bolsonaro. Foi o quarto mais votado entre 12 candidatos.

ENTRE OS QUATRO
Guilherme Piai obteve cerca de um quarto dos votos do eleito Ed Thomas, que chegou aos 37,3 mil; sendo que o terceiro colocado foi Fábio Sato (MDB), com 17,2 mil, e o terceiro Paulo Lima (PSD), com 12,5 mil.

POSSE NO ESTADO
Na segunda-feira (27) da próxima semana, Guilherme Piai tomará posse no cargo de diretor executivo do Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo). Será às 10h, na Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

SANGUE NOVO
Outro nome que aparece nos bastidores é o da engenheira ambiental Maria Constantino (PSD), que nas eleições para deputado estadual, no ano passado, obteve mais de 25,6 mil votos. Votação significativa para estreante na política.

NOMES COGITADOS
Outros nomes cogitados para prefeito: o atual vice Izaque Silva (PL) e os vereadores Mauro Neves (Pode), Demerson Dias (PSB) e Tiago Oliveira (PTB). É possível que o deputado Mauro Bragato indique candidato pelo PSDB.

Publicidade

Veja também