Artista confecciona imagem de Santo Expedito com ferro soldado

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 22/03/2022
Horário 04:29
Foto: José Costa
Obra artística com ferro soldado
Obra artística com ferro soldado

A arte, de um modo geral, ganhou adeptos com veias criativas que, através de pedaços de ferro descartáveis, e, usando o processo da solda, acabam criando obras de grande valor e que são muito apreciadas. Esse trabalho é mais que uma demonstração das qualidades criativas do ser humano, mas também da demonstração de que na natureza tudo se transforma. Os verdadeiros artistas neste segmento quase sempre são autodidatas e podem se vangloriar de que tudo foi feito com erros e acertos, até que a técnica fosse completamente dominada.

Santo Expedito
Ninguém tem qualquer registro oficial do artista anônimo que conseguiu, através de peças de metais inservíveis, e com o uso de soldas, concluir o belo trabalho de uma imagem moderna de Santo Expedito. A obra encontra-se decorando a casa paroquial, residência oficial do padre Umberto. Nem ele sabe exatamente quando aquela peça chegou naquele local, pois quando veio transferido para assumir a Reitoria do Santuário, aquele tesouro já estava naquele local. É realmente uma peça de extraordinário valor artístico e de significado religioso, que mostra claramente que o santo das causas urgentes está no coração de seus devotos, como também na mente e criatividade do artista.

Mostra
Sabedores da existência dessa peça, há quem considere que o padre Umberto deveria mostrá-la em lugar de destaque no espaço onde abrigará o altar para a celebração da missa do padroeiro no dia 19 de abril. Certamente será um grande presente para todos os que aqui estiverem por ocasião da grande festa a Santo Expedito.

Público
Com o atual quadro mostrado pelos números da pandemia com a abertura para se receber a grande multidão, os mais precavidos admitem que mesmo as autoridades estaduais tendo liberado o uso de máscara, outros ainda estão mais reservados. Um leitor nos questionou, admitindo que nova variante já se aproxima e, os números de casos na China são preocupantes. Diz ainda que, mesmo em pequeno número, casos são registrados na região. Conclui que “o vírus não sabe ler decreto do governador e, mesmo sabendo, não tem obrigação de respeitar as determinações impostas por ele”. O uso de máscara é como caldo de galinha, não faz mal para ninguém.

Caminhadas
Várias caminhadas estarão presentes em Santo Expedito, com origem de diversas cidades. Elas podem ser formadas nas próprias cidades, ou mesmo serem agrupadas a algumas outras com mais tempo. Leitores nos pediram a republicação de notas orientando aos interessados por essa forma de seguir em caminhadas, o que fazemos agora.

O responsável
O aposentado Francisco Ângelo assegurou no domingo que, embora algumas pessoas ainda estejam em dúvidas quanto à participação diante da pandemia, tão logo foram abertas as inscrições nesta semana tem esperança de que o número seja maior do que a última realizada, ou seja, 139 participantes, ampliando assim o movimento Caminho de Fé.

Onde se increve
Quem quiser fazer a sua inscrição favor entrar em contato pelo Whatsapp (18) 98150-5129 e falar com Francisco, ou com Fabrício (18) 98182-2373. Em Presidente Venceslau, com Valdeci (18) 98133-0060; Piquerobi, com Felipe, (18) 99123-2502; Presidente Epitácio, Luizinho (18) 99758-8852; e Santo Anastácio, Nonato (18) 99101-6561. Essa equipe passará todas as informações necessárias aos interessados.

Mais uma vez 
O prefeito Nenê Betio deixa claro que todos os devotos de Santo Expedito, independentemente de quais cidades pertençam, serão sempre bem-vindos e bem recebidos pelo grupo do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), que está de prontidão para abraçar e acolher esses religiosos e pessoas de fé.

Fé em trova
Deste santo sou devoto
De corpo, alma e espírito
Levando tudo pra Deus
Meu grande Santo Expedito
                                              (José Costa)

Foto: José Costa

 

Publicidade

Veja também