As 10 doenças mais comuns em idosos 

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 21/06/2023
Horário 04:30

Em pessoas com história familiar de doenças crônicas, é necessário um cuidado especial e as visitas aos médicos. Como médico e trabalhando há quase 40 anos, percebo que familiares e cuidadores nem sempre estão aptos para cuidarem com mais segurança dos idosos.
É importante sabermos as doenças que mais acometem os idosos no Brasil 

Infarto
O infarto é a doença que mais acomete idosos em todo o país, e este problema do coração atinge cerca de 11,8% dos idosos brasileiros.

AVC ou derrame cerebral 
Doença cerebrovascular ou derrame cerebral é a segunda doença mais frequente entre todos os idosos do país.

Diabetes
Entre as grandes preocupações dos médicos está o diabetes. Uma doença que pode ser silenciosa e trazer muitas outras complicações, é a terceira mais frequente entre idosos do Brasil.

Enfisema pulmonar
Muitas vezes resultado de anos de tabagismo, o enfisema pulmonar é a quarta doença mais comum entre os idosos e traz sintomas que podem limitar o dia a dia.

Mal de Alzheimer e outras demências
Esquecimento, tristeza e falas destoantes são grandes medos de parentes de idosos. É isso que o Alzheimer e outras demências fazem com os idosos, os deixam totalmente desligados do mundo. Essas doenças acometem mais de 4% dos idosos no país. São mais de 1 milhão.

Perda de audição
Quem nunca teve que falar num tom mais alto para ser compreendido pelos avós? Algo comum em idosos, a perda de audição é frequente em 3,3% dos idosos brasileiros.

Hipertensão arterial
A perda natural de papilas gustativas faz com que os idosos naturalmente aumentem o consumo de sal durante as refeições. No total, 25% dos idosos no país sofre com a doença, que pode ter uma série de complicações.

Pneumonia
Muito comum em idosos acamados, a pneumonia pode ser prevenida com simples vacinas especialmente de combate à gripe. Pneumologistas afirmam que por ter o sistema imune mais debilitado, a doença acomete 2,5% de idosos por ano no país.

Osteoartrose
Tipo mais comum de reumatismo, é diferente da osteoporose. Essa doença acomete principalmente articulações, debilitando movimentos e causando fortes dores aos idosos.

Catarata
Com o passar dos anos, o cristalino - local do olho por onde passa a luz - tende a se desgastar, o que causa a diminuição da visão. Mais de 2% dos idosos no país são acometidos pela doença.

Compreender que algumas destas doenças precisam de vacinas, outras de medicamentos e algumas de cirurgia, será a diferença para a melhor qualidade de vida.
 

Publicidade

Veja também