Assembleia geral elege nova diretoria do Ciop

Conselho diretor e conselho fiscal foram eleitos em reunião realizada ontem, com 17 municípios que integram o consórcio

PRUDENTE - MARIANE GASPARETO

Data 07/01/2017
Horário 07:55


Em assembleia geral realizada na manhã de ontem, os 17 municípios que pertencem ao Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista) elegeram os novos conselhos diretor e fiscal responsáveis pela gestão da autarquia em 2017. O então 1º vice-presidente do conselho, Ailton César Herling (PSB), prefeito reeleito em Teodoro Sampaio, agora assume a presidência. Já como primeiro vice foi eleito o prefeito de Presidente Prudente, Nelson Roberto Bugalho (PTB).

Antes da votação aberta foi necessário deliberar sobre a possibilidade de municípios inadimplentes participarem do pleito. Isso porque, conforme noticiado no ano passado, dez prefeituras que mantêm convênio possuíam pendências financeiras relacionadas às cotas de rateio que chegavam a R$ 340 mil. Houve uma discussão sobre a exposição pública ou não dos chefes do Executivo que estão em débito com o consórcio, mas os integrantes optaram por ter ciência dos que estavam em dívida.

Jornal O Imparcial Eleição dos novos membros foi realizada com representantes dos 17 municípios conveniados

"Se não puder votar quem está inadimplente não vai ter nem quórum", afirmou o chefe do Executivo de Rancharia, Alberto César Centeio de Araújo, o Iéia (PSDB). Após a aprovação, os gestores municipais escolheram quem ocuparia os cargos dos conselhos por este ano – com a possibilidade de prorrogar por igual período, até o fim de 2018.

O novo presidente do consórcio ressaltou que o objetivo da atuação conjunta é dar fim ao isolamento dos municípios e focar em ações coletivas, lembrando da importância de trabalhar em conjunto no transporte de pacientes, visando à economia de recursos.

Já o diretor-executivo do Ciop, Valter Luís Martins, lembrou ainda que, neste ano, apenas seis cidades apresentaram a relação de medicamentos que deverão ser adquiridos por meio de pregão coletivo. Ele reforçou a importância de todos os conveniados participarem da compra coletiva, que pode reduzir os custos em até 40%.

 

Quem assume

Além dos já citados cargos de presidente e 1º vice do conselho diretor, também assume como 2º vice o prefeito Iéia, de Rancharia. Os secretários são Cristiano Macedo Engel (PV), chefe do Executivo de Martinópolis, e Cássia Furlan (PRB), de Presidente Epitácio. Já os tesoureiros eleitos que cuidarão das finanças do consórcio neste ano são Itamar dos Santos Silva (PSDB), prefeito de Narandiba, e Christian Fuziki Ikeda (PSD), de Euclides da Cunha Paulista.

O conselho fiscal será composto por: Luccas Inague Rodrigues (PP), prefeito de Presidente Bernardes (presidente); Sílvio Gabriel, Tivo (PSD), de Rosana (vice-presidente); Dário Marques Pinheiro (PSDB), de Caiabu (1º secretário); Jorge Duran Gonçalez (PSDB), de Presidente Venceslau (2º secretário); e Átila Ramiro Menezes Dourado (PRP), de Mirante do Paranapanema, como vogal.

 
Publicidade

Veja também