Assunto relevante

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 13/02/2021
Horário 04:44

Está na pauta da próxima sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Presidente Prudente, às 16h de segunda-feira (15), requerimento de solicitação de alteração em recente edital de chamamento público do governo federal.

Para abrir o leque

É solicitada alteração no Programa de Residência Profissional Agrícola para que estenda as parceiras para além das instituições federais e contemple instituições de ensino técnico e superior municipais e estaduais, públicas e privadas. 

Federação e estado

A solicitação é dirigida ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e à ministra da Agricultura, Tereza Cristina. O requerimento pede ainda que seja oficiado o governador João Doria (PSDB) para que implante programa semelhante no Estado de São Paulo. 

Câmaras municipais

O requerimento também pede que sejam oficiadas as 53 Câmaras Municipais dos demais municípios que, juntos com Prudente, formam a 10ª Região Administrativa, para que se manifestem oficialmente reafirmando tais solicitações aos governos federal e estadual. 

Origem da proposta

A proposta do requerimento surgiu em recente reunião sobre a criação do Centro de Pesquisa e Difusão de Tecnologias da Batata-Doce e que contou com a presença do presidente da Câmara, Demerson Dias (PSB).

Abraçada por todos

A proposta foi levada à Câmara e abraçada pelos outros 12 vereadores, de tal forma que o requerimento foi produzido em nome da 18ª Legislatura. Uma iniciativa voltada para atender a produção rural do oeste paulista, especialmente dos pequenos agricultores.

Jovens estudantes

O programa federal em questão é voltado para qualificar jovens estudantes e recém-egressos dos cursos de Ciências Agrárias, em nível técnico e superior, em estágio de residência com treinamento prático, orientado e supervisionado.

Merece aplausos

A posição assumida pela Câmara neste e em outros assuntos igualmente relevantes faz jus à importância do Poder Legislativo e eleva o nível de respeito às atividades parlamentares dos senhores e senhoras vereadoras.

Trocas de chefias

No Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista) ocorrem trocas de chefias. Nas finanças, saiu Aline Fabiane Ferreira dos Santos e entrou Elton Wittica. No jurídico, saiu Rangel Stresser Filho e entrou Maria Heloísa da Silva Cuvolo.

Olhar eletrônico

O TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) moderniza e amplia os recursos tecnológicos para fiscalizar os gestores públicos municipais, mas também para orientá-los e capacitá-los, no que estão incluídos os servidores.

Diretores tecnicos

O assunto foi tratado pela presidente do Tribunal, Cristiana de Castro Moraes, em reunião com os diretores técnicos regionais e diretores do Departamento de Fiscalização que funciona na sede em São Paulo.

Panorama geral

O Plantão solicitou do prefeito Ed Thomas (PSB) uma avaliação sobre o que foi possível avançar neste quase 1 mês e meio de sua administração. Sua assessoria fez um levantamento e alguns pontos serão destacados nesta coluna nos próximos dias.

Publicidade

Veja também