Assunto só para setembro?

“Setembro amarelo? Suicídio?” Sim, vamos falar deste assunto tão sério e importante. Muitos dizem: “Mas só em setembro? Depois voltam suas vidas e ninguém se importa novamente”. Neste eu já discordo. É preciso falar para que tabus se quebrem, para que as pessoas aprendam realmente o que acontece e ajudar efetivamente na prevenção. Por que não falar disso o ano todo? A resposta é a mesma para os outros temas tão importantes quanto o suicídio, como autismo, câncer e tantos outros. 
Se todos os temas fossem discutidos o ano todo, aí sim teríamos tudo “diluído”, tornando a discussão ineficaz. Se não discutimos suicídio em outros meses, não significa que “foi esquecido”. O ideal seria não precisar mais chamar a atenção da sociedade por perceber que aprenderam a lidar com esta questão com respeito e o conhecimento necessários para a prevenção. Não chegamos nesse grau ainda, infelizmente. 

Peça ajuda profissional para resolver os problemas. Esta é a saída. Sempre haverá. O que não podemos é desistir

Então vamos falar. Tabus e mitos precisam ser quebrados. É mito achar que se falar de suicídio vai aumentar a sua taxa. É mito achar que o suicida está “só querendo chamar a atenção”. A ideação e as tentativas de suicídio são demonstrações de adoecimento psíquico severo e, mesmo se fossem para “chamar a atenção”, por que eu preciso me matar para obter a atenção de alguém? Algo de muito grave há por trás disso. Assim, seguem algumas informações que devem ser lembradas e repetidas. 
Para a sociedade: não subestime uma tentativa ou ideação suicida; todas devem ser levadas a sério; à família: não se culpe, o que conseguimos é prevenir, não evitar. Não o deixe sozinho, não julgue, escute, apoie e o encaminhe ao tratamento psiquiátrico e psicológico. A você, que pensa ou tentou se matar, na verdade o que você quer matar é um problema ou sofrimento muito grande que está vivenciando, não sua vida. E os problemas têm solução. Soluções difíceis, que exigem de nós coragem para enfrentá-los, mas elas existem. Peça ajuda profissional para resolver esses problemas efetivamente. Esta é a saída. Sempre haverá. O que não podemos é desistir, nem neste mês, nem nunca.


 

Publicidade

Veja também