Até quando?

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 02/04/2024
Horário 05:00

Triste demais começar a semana com tantas notícias de acidentes resultando em mortes nas estradas. Terminar a vida desta forma, tragicamente, é uma dor que dilacera o coração das famílias e amigos e “os de fora” sentem a perda e passam a refletir sobre tamanha violência ao volante.

Dois acidentes chamaram a atenção da região no fim de semana. Um foi do morador de Tarabai, que faleceu em decorrência de um acidente de trânsito, na noite deste domingo, no km 471 da Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), em Pirapozinho. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, a vítima transitava pela via em uma motocicleta, quando, por motivos a serem esclarecidos, foi atingida na traseira por um utilitário, que fugiu do local.  E ainda um acidente envolvendo um micro-ônibus de uma empresa de turismo de Presidente Prudente, registrado em Nossa Senhora das Graças, no Paraná, que provocou a morte de três idosos, duas mulheres, 62 e 63 anos, e um homem, 69 anos. 

As estradas testemunham tragédias diárias, deixando um rastro de tristeza e dor nas vidas das pessoas afetadas. Embora muitos desses acidentes possam parecer inevitáveis, a verdade é que uma grande parcela deles poderia ser evitada com medidas simples e um comportamento mais consciente por parte dos motoristas.

A imprudência ao volante é uma das principais causas de acidentes. Desde excesso de velocidade até distrações causadas pelo uso do celular, muitos condutores negligenciam as regras básicas de segurança, colocando não só suas próprias vidas em risco, mas também a de outros usuários das estradas. É fundamental entender que um momento de descuido pode resultar em consequências irreversíveis. A educação é a base para uma mudança real. Programas de conscientização desde a escola primária até o treinamento contínuo para motoristas profissionais são essenciais para promover uma cultura de segurança no trânsito.

Enquanto se lamenta as tragédias que ocorrem diariamente nas estradas, é hora de agir. A união pode fazer a diferença, adotando uma abordagem mais cuidadosa e prudente ao volante. Vidas estão em jogo, é dever coletivo garantir que cada viagem seja feita com segurança e responsabilidade.

Publicidade

Veja também