Atenção básica à saúde da mulher pode salvar vidas

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 11/10/2020
Horário 04:29

Este mês é dedicado à causa do Outubro Rosa, campanha que visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), é uma das principais causas de morte entre mulheres nas Américas. Pensando nisso, o poder público e entidades em geral realizam, anualmente, uma série de ações voltadas à saúde da mulher, como forma de garantir a promoção da qualidade de vida e do bem-estar da população feminina.
Na rede municipal de Saúde de Presidente Prudente, esses atendimentos também estão previstos. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou nesta semana o cronograma da campanha Outubro Rosa, que ocorrerá em um formato diferente devido à pandemia do novo coronavírus. Participam 35 unidades de saúde, sendo 11 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e 24 ESFs (Estratégias de Saúde da Família), que devem dedicar um ou mais dias da semana para ações preventivas de saúde.
Durante os denominados “Dias D”, as unidades deverão disponibilizar exames de papanicolau e solicitação de mamografia, inclusive com agendamento por telefone; testes rápidos de HIV (vírus da imunodeficiência humana), sífilis e hepatites B e C; atividades educativas; avaliação odontológica; e atualização da carteira de vacinação. O cronograma com os dias de atendimento ofertados por cada UBS e ESF pode ser consultado na edição de ontem do jornal O Imparcial ou, então, no site deste periódico.
Embora cuidar da saúde deva ser um exercício diário ao longo de todo o ano, é muito importante que os municípios reservem este mês para intensificar as ações preventivas de saúde da mulher, tendo em vista que a avaliação médica de rotina, quando realizada de forma periódica, é a melhor forma da paciente saber se está tudo bem com o seu corpo e com a sua saúde. Este tipo de mutirão incentiva as mulheres a buscarem o serviço e, com isso, amplia a rede de atenção básica à população feminina em geral.
É essencial ainda que as mulheres não só realizem os exames rotineiros, como também façam o agendamento do exame de mamografia, que contribui para a descoberta precoce do câncer de mama e a eficácia do tratamento, diminuindo, desta forma, a taxa de mortalidade pela doença.

Publicidade

Veja também