Atenção: Onda de calor, além da normalidade, pode atingir Prudente e região entre esta 5ª e 6ª

Professor Alexandrius, da Unoeste, diz que fenômeno é em função da formação de um sistema de alta pressão sobre o Paraguai; outono deve ser com temperaturas acima da normalidade e chuvas abaixo

REGIÃO - OSLAINE SILVA

Data 13/03/2024
Horário 17:22
Foto: Unoeste Clima
Onda de calor será razoavelmente longa, a tendência é de que as temperaturas fiquem elevadas até  o dia 19
Onda de calor será razoavelmente longa, a tendência é de que as temperaturas fiquem elevadas até o dia 19

 

Nos finalmentes do verão, como diria no mundo futebolístico, aos 45 do segundo tempo, sites específicos em meteorologia, além de noticiários têm divulgado constantemente, desde a última semana, que uma onda de calor, além da normalidade, está prevista para esta semana em parte do país. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), inclusive emitiu nesta terça-feira (12), alerta laranja, de perigo por causa do calor, até a sexta-feira, para o centro do Estado de São Paulo e para o oeste paulista. O que inclui Presidente Prudente, que segundo o professor de Agrometeorologia da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Alexandrius de Moraes Barbosa, as máximas devem ficar na casa dos 37/38 °C.
“Essa onda de calor está correndo em função da formação de um sistema de alta pressão sobre o Paraguai. Devido ao tamanho e intensidade do sistema, também haverá reflexos em nossa região. Esistema atua inibindo a formação de nuvens, dessa maneira, com mais energia chegando na superfície terrestre ocorre o aumento das temperaturas”, explica Alexandrius. 
Conforme o professor, essa onda de calor será razoavelmente longa, a tendência é de que as temperaturas fiquem elevadas até 19 de março. Somente a partir do dia 20 há previsão de redução das temperaturas. Ele diz também que esse sistema atua como um bloqueio atmosférico dificultando a formação de chuvas. “A partir de segunda pode começar a ter umas pancadas de chuvas. No entanto, as chuvas previstas serão bem irregulares, ou seja, bem isoladas na região”, frisa.
Perguntado a ele se há uma expectativa de como deve ser a próxima estação, o professor de agrometeorologia expõe que a tendência é de que o outono seja com temperaturas acima da normalidade e chuvas abaixo. “Devemos começar sentir o tempo um pouco mais fresco somente a partir de maio. Para se ter uma ideia, a média das temperaturas máximas para o mês de março é de 31,2°C”, pontua.

 

 

 

 

Publicidade

Veja também