Hoje em dia, é comum encontrar pessoas com um celular, tablete em mãos, usando praticamente todos os dias. Inclusive, as crianças. Jogam, assistem desenhos, filmes, trocam mensagens com colegas e familiares. O acesso aos celulares e computadores é cada dia mais fácil. São tantos que o último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil tem 207.660.929 habitantes. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), por sua vez, destacou, em setembro, que existem 241.062.955 linhas de celulares. Ou seja, existem mais telefones móveis do que pessoas no país. Nesse cenário, são cada vez maiores os problemas de saúde causados pelos eletrônicos.
"A incidência [de doenças] tem aumentado de maneira espantosa, principalmente entre os jovens. Hoje, crianças de 14 anos já apresentam problemas causados pelo uso desses aparelhos", diz Luiz Cláudio Lacerda Rodrigues, especialista em ortopedia e traumatologia pelo Hospital Santa Marcelina. "Sintomas locais como dor nas costas, no pescoço, dor de cabeça, vão ficando cada vez mais frequentes."
Para os médicos, o problema maior não é o uso do aparelho celular, tablet ou notebook, mas sim a forma desse uso. "As dores acontecem muito em função do uso desses aparelhos. A posição sobrecarrega o pescoço, faz pressão sobre a cervical. O dedão também sofre por causa da digitação", afirma o fisiatra Roberto Rached, do Hospital das Clínicas. "A articulação é uma dobradiça. Se você fizer muita força puxando só para frente e não para trás, terá um desequilíbrio. Se não equilibrar essa articulação, não adianta dar analgésico, pois o problema vai persistir", completa
Fazendo a comparação com uma alavanca, quanto mais inclina do o pescoço no movimento da pessoa ao manusear o celular, maior será o peso que ela carregará. "A cada 10˚ que a pessoa inclinar o pescoço para frente, aumenta 1 kg sobre a coluna. Se dobrar a 40˚, por exemplo, será como se ela carregasse 4 kg na cabeça", diz Rodrigues.
Em estudo
O cérebro também é prejudicado pela dependência tecnológica, mas os danos ainda não são claros. "Ainda não se sabe exatamente qual a relação da dependência de tecnologias com outros problemas psiquiátricos. Imagina-se que possa ser uma via de duas mãos, podendo ser causa ou consequência de outros problemas", diz Vitor Breda, psiquiatra e membro do Grupo de Estudos sobre Adições Tecnológicas.
DA REDAÇÃO
ARTE EM CENA
“Plano Nº 269”
Data: hoje
Horário: 15h
Local: Bosque do Sesc Thermas
Entrada: gratuita
OFICINA
“Livro do Folclore”
Data: domingo
Horário: 16h
Local: Quiosque do Sesc Thermas de Presidente Prudente
Inscrições: gratuitas, na Central de Atendimento
BOX ESSENCIAL: CLÁSSICOS INFANTIS (CONTOS DOS IRMÃOS GRIMM 3 VOLUMES)
A Editora HB orgulha-se de trazer ao leitor uma seleção dos melhores contos dos irmãos Grimm. Suas criações são veneradas há mais de 200 anos não só por crianças, mas também por aqueles que um dia já foram crianças. As histórias contadas pelos irmãos Grimm são extremamente relevantes e devem ser lidas, relidas e transmitidas de geração em geração. Os ensinamentos presentes nas fábulas são atemporais e é por isso que a obra desses incríveis autores transformou-se em sinônimo de aprendizado e literatura de qualidade há tantos e tantos anos. Não há melhor forma de educar e criar novos leitores do que lhes proporcionando o contato com a literatura dos irmãos Grimm! Embarque nesta viagem literária, leia com seus filhos e divirta-se.
Ficha técnica
Autor: Vários
Editora: Hunter Books
Páginas: 480
Preço: R$ 19,90
MEU PRIMEIRO LIVRO...MALETA DE EXPLORADOR
As crianças vão vivenciar seus sonhos com estes livros para levar e suas histórias imaginárias. Apresentando ilustrações estilosas e rimas encantadoras, os livros permitem às crianças explorarem suas imaginações ilimitadas e fazem os adultos lembrarem o quanto suas mentes jovens são incríveis. Carregue todos com você!
Ficha Técnica
Editora: Todolivro
Preço: R$ 9,90
A linda Ana Clara é só sorrisos durante o passeio em que fez com os papais Humberto e Luciana ao Termas dos Laranjais, em Olímpia.
Contato:
As produções e fotos das crianças podem ser enviadas à Rua Ernesto Rotta, nº 83, Jardim Novo Bongiovani, em Presidente Prudente, CEP. 19026-900, ou pelo e-mail [email protected], com os dados completo