Ao ir ao supermercado, o consumidor deve estar mais atento aos rótulos dos produtos, em especial dos alimentos, considerando que muitas embalagens podem levá-lo a comprar itens equivocadamente, pois se apresentam idênticos aos originais. É o caso do leite condensado. Isso porque esse produto possui “substituto” com ingrediente diferente, que acaba tornando esse preparado mais ralo ou, inclusive, capaz de alterar o ponto e sabor das receitas. Como diz a velha expressão, se não se atentar acaba comprando “gato por lebre”.
De acordo com a nutricionista Janaina Aparecida dos Santos, 26 anos, esses lácteos modificados podem causar riscos maiores à saúde, sobretudo, por conta da presença da gordura vegetal hidrogenada, principalmente no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, com o aumento do colesterol LDL.
Além disso, a nutricionista menciona que a diferença, quando se usa a mistura láctea, é muito grande, não só no sabor, mas também na textura que nunca é a mesma. “Isso numa receita de um bolo ou outro confeito mais elaborado compromete bastante a qualidade. Talvez a dona de casa que vá usar somente para um brigadeiro simples não perceba, mas para a confeitaria e o público que trabalha prioritariamente com doces, a diferença é sim notável”, afirma a especialista.
A confeiteira Bruna Oliveira Bitencourt, 33 anos, comprova o que diz a nutricionista. Segundo ela, certo dia estava em um supermercado no setor de condensados e uma senhora foi toda animada direto numa mistura láctea de uma marca bastante conhecida, que estava num preço bem mais em conta, acreditando ser o leite condensado. Porque a embalagem é exatamente igual.
“Eu perguntei a ela se havia visto que era mistura láctea e ela disse que não. E chegou a duvidar. Porque simplesmente leu o nome conhecido e pronto, sabe? Outro produto que também estão colocando compostos nas prateleiras é do leite em pó. E o resultado não é o mesmo. Já testei vários ‘leites condensados e leite em pó’ de marcas inferiores que não chegam no ponto que gosto. Imagine essas misturas lácteas ou composto lácteo de leite em pó?”, frisa a confeiteira.
Segundo Janaina é de extrema importância que o consumir leia sempre os rótulos de qualquer produto que vá comprar, prestando bastante atenção na lista de ingredientes. Ela diz que geralmente o composto lácteo, por exemplo, tem em sua composição uma lista maior de aditivos químicos, açúcares e a presença de gordura vegetal hidrogenada, caracterizando assim esses produtos como ultraprocessados. “Logo, o consumo deve ser evitado para garantir a saúde do consumidor, evitando várias doenças como hipertensão, diabetes, entre outras várias. Sempre se atende ao rótulo dos alimentos. Quanto maior a lista de ingredientes, menos saudáveis são”, ensina a nutricionista.
Foto: Cedida
A nutricionista Janaina diz que lácteos modificados podem causar riscos maiores à saúde