Atividade física para todas as idades

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 09/04/2024
Horário 05:55

A prática regular de atividade física é um componente essencial de um estilo de vida saudável, independentemente da idade. Desde a infância até a terceira idade, os benefícios da atividade física são vastos e impactam positivamente a saúde física, mental e emocional de todas as pessoas. Portanto, é fundamental reconhecer e promover a importância da atividade física em todas as fases da vida.

Como noticiado neste diário, a Unimed Presidente Prudente realiza um evento inédito no mês de abril: o Circuito Verde Unimed, com ações especiais ao decorrer dos dias. A iniciativa é porque abril engloba muitas campanhas importantes para a área da saúde: o Dia Mundial da Atividade Física (6/4), o Dia Mundial da Saúde (7/4) e o Dia Mundial da Luta contra o Câncer (8/4). A programação foi dividida em quatro finais de semana, todos executados na quadra coberta do Parque do Povo. Algo importante e que precisa ser preocupação de todas as empresas.

Para as crianças e adolescentes, a atividade física desempenha um papel fundamental no desenvolvimento saudável. Além de promover o crescimento e o desenvolvimento muscular e ósseo, a prática regular de atividade física na infância está associada a melhorias na coordenação motora, desempenho acadêmico e autoestima. Além disso, ajuda a estabelecer hábitos saudáveis que podem durar toda a vida.

Na vida adulta, a atividade física continua sendo essencial para a manutenção da saúde e do bem-estar. Ela ajuda a prevenir uma série de doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer. Além disso, a atividade física regular melhora a qualidade do sono, reduz o estresse e a ansiedade, e aumenta a energia e a resistência.

Para os idosos, a atividade física é especialmente importante para manter a saúde e a independência. Ela ajuda a prevenir a perda de massa muscular e óssea, reduz o risco de quedas e fraturas, e melhora a mobilidade e a flexibilidade. Além disso, a atividade física pode ajudar a combater a solidão e o isolamento social, promovendo uma melhor qualidade de vida na terceira idade. Em última análise, a atividade física é um investimento em nossa saúde e bem-estar em todas as fases da vida. Portanto, vamos aproveitar todas as oportunidades para nos movermos mais, seja brincando, praticando esportes ou simplesmente dando um passeio. Cada passo conta em direção a uma vida mais saudável e feliz para todas as idades.

Publicidade

Veja também