Atividade física requer avaliação médica prévia

PRUDENTE - André Esteves

Data 19/07/2016
Horário 10:51
 

A prática regular de exercícios físicos é fundamental para a prevenção de doenças cardíacas, entretanto, antes de procurar uma academia, é necessário saber se a saúde do coração vai bem. O cardiologista do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, em Presidente Prudente, Fábio Rosseto, orienta que as pessoas sempre procurem um médico especialista antes de aderir a um treino, especialmente se estiverem acima dos 50 anos ou sejam portadoras de diabetes e hipertensão. "Quando não forem esses os casos, a grande maioria vai estar apta para frequentar uma academia, mas os exames em todas as idades evitam os riscos, visto que até mesmo pessoas jovens podem ter alterações cardíacas que ainda não foram diagnosticadas", esclarece.

Jornal O Imparcial Instrutores garantem prática correta do treino em academias

Conforme o cardiologista, a recomendação é realizar um teste ergométrico e um ecocardiograma, nos quais é possível identificar o nível de condicionamento físico do paciente e checar o funcionamento do coração. Fábio aponta que a prática sem acompanhamento médico prévio pode sujeitar o usuário a situações sérias, como mal estares, síncopes com desmaio, AVC (acidente vascular cerebral) ou até mesmo morte súbita. "Em caso de alterações nos exames, o paciente fica ciente de suas restrições", frisa. O especialista defende ainda que exercícios físicos são essenciais para garantir uma boa qualidade de vida. "Além de combater o sedentarismo, frequentar academias melhora a pressão arterial, controla diabetes e níveis de colesterol e triglicérides, adequa o IMC e contribui para a autoestima", enfatiza.

O educador físico e fisioterapeuta da Academia Winner de Presidente Prudente, Paulo Leite, 50 anos, conta que todos os usuários passam por uma avaliação prévia antes de serem admitidos no local, no entanto, os exames não substituem o acompanhamento médico. "Avaliamos peso, altura, postura e pressão arterial e realizamos exames antropométricos e ergométricos. Caso o instrutor perceba alguma alteração, a academia pede que o indivíduo procure um cardiologista", explica. Contudo, nem todos os problemas cardíacos são impedimentos. "Os treinos adequados são muito benéficos para a reabilitação cardíaca. Quando o frequentador é hipertenso, a carga de exercícios é atrelada ao nível de medicação. Em caso de arritmia, nunca passamos um treino que acelere ainda mais o coração do portador", salienta.

O educador físico e proprietário da Academia Corpo e Mente, Renato Vilalalva, 31 anos, também admite os usuários conforme os resultados da avaliação prévia. Ele destaca que os instrutores elaboram os treinos respeitando os limites de cada um. "Para cardiopatas, por exemplo, os exercícios serão de menor intensidade e priorizando os aeróbicos", ressalta. Os idosos também têm suas restrições atendidas. "Na verdade, depende muito do idoso. Alguns chegam aqui sem nunca ter feito atividade física, portanto, o treino deve ser mais leve; mas tem outros que são muito bem condicionados", pontua.

 
Publicidade

Veja também