EM Giseli Dalefi
Justificativa
As atividades desenvolvidas com o jornal durante o 1º semestre teve o objetivo de familiarizar os alunos dos 5º ano (das professoras Adriana Alves Giraldes 5º C, Adriana Teixeira Alves Bazote 5º B e Solange Bortolato, 5º A) com um portador de texto que traz informações diversificadas, aproximando-os dos comportamentos típicos de um leitor de jornal, para que também se tornem leitores desse tipo de publicação. Assim ao ler textos jornalísticos eles possam discutir sobre as notícias, reportagens, anúncios, contribuindo para que fiquem informados, formem opiniões e aprendam mais sobre determinado assunto. O tema da atividade desenvolvida: ‘‘O desenvolvimento da autonomia e espírito crítico por meio da reflexão das notícias lidas’’.
Descrição das atividades
As atividades foram desenvolvidas no decorrer do 1º semestre, sendo interdisciplinar com os livros didáticos, seguindo uma prática de leituras, discussões, manuseio dos jornais, pesquisas, contribuindo para o desenvolvimento das atividades propostas.Durante a execução das atividades os alunos foram dominando alguns conhecimentos básicos como identificação das manchetes, identificação das páginas e cadernos, diferenciação das notícias de reportagens e propagandas, identificação das partes de uma notícia como: manchete, olho da notícia, lead e desenvolvimento.
Exploração do jornal
Depois da exploração do jornal, com a realização de várias leituras, cada aluno, selecionou uma notícia para produzir uma carta de leitor para o jornal O Imparcial, dando sua opinião sobre a mesma. O trabalho com o jornal acrescentou muito para o conhecimento dos alunos, estendendo-se a sua família, tornando-os leitores com a capacidade de interpretar o conteúdo do jornal, formar opiniões e aplicar em sua vida.
Atividades
- Roda de leitura;
- Manuseio do jornal O Imparcial, para conhecimento da sua estrutura observando os cadernos que o compõe;
- Leitura e interpretação oral e escrita de notícias;
- Produção de texto, carta de leitor de acordo com o gênero de notícia;
- Revisão das estruturas da publicação de uma notícia como: manchete, “olho” da notícia, desenvolvimento da notícia fotos, imagens, tabelas, gráficos, etc;
Avaliação
Os alunos foram avaliados durante o semestre de forma a verificar seu avanço como leitor e opinião dada acerca do tema lido, além de saber manusear o jornal. Em suma, destacamos para avaliar nosso trabalho com o jornal os seguintes aspectos: Produzir, compreender e interpretar diferentes gêneros textuais, ampliando significativamente o vocabulário; Utilizar a linguagem escrita e oral para expressar ideias de forma critica, opinando sobre assuntos relevantes presentes no jornal diariamente e consequentemente tornando-os mais autônomos, estimulado através do seu raciocínio sobre ações individuais e coletivas,
Mais avaliações...
Tornaram-se “turistas” ao viajar pelo mapa mundi, localizando lugares onde ocorre um fato relatado pelo jornalista, ou dicas do caderno Turismo; Perceber que a produção de um jornal é resultado de um trabalho intelectual e técnico de um grupo de profissionais, identificando as principais funções dos profissionais envolvidos na produção do jornal impresso; além de perceber que a produção de um jornal envolve criação e trabalho coletivo; Ser capaz de perceber a diferença entre o texto narrativo, com linguagem literária, que conta uma história do texto notícia, com linguagens próprias, que mostra dados de um fato real.
Kayky Fernando Mendonça Viana, 10 anos - 5º ano B
Professora: Adriana Bazote
Atividade: Identificando uma manchete
Marco Daniel Vieira Caxatore, 10 anos - 5º ano B
Professora: Adriana Bazote
Atividade: Produção de carta leitor
Maria Alice p. Alves, 10 anos - 5º ano B
Ana Julia da S. Lima, 10 anos - 5º ano B
Professora: Adriana Bazote
Atividade: Identificando as partes de um jornal