Atleta prudentino se prepara para Sul-Americano de Fisiculturismo

Miguel Mendonça, 23 anos, conquistou há 15 dias o título da Copa Oeste, disputada em Cascavel (PR); em dezembro, novo desafio pela categoria Mens Physique

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 07/04/2022
Horário 20:43
Foto: Equipe Miguel Mendonça
No palco, após receber o troféu de campeão, na categoria Mens Physique Junior
No palco, após receber o troféu de campeão, na categoria Mens Physique Junior

Presidente Prudente tem um novo representante no fisiculturismo brasileiro. O atleta Miguel Mendonça, 23 anos, conquistou há 15 dias o título da Copa Oeste, disputada em Cascavel (PR). A competição foi organizada pela Federação Paranaense de Fisiculturismo e reuniu atletas de todo o Estado. 
Campeão na categoria Mens Physique Junior e segundo colocado na Mens Physique Sênior, o atleta prudentino mira os treinos e as preparações físicas para o Campeonato Sul-Americano que será disputado em dezembro, em Maringá (PR). A disputa realizada em Cascavel serve como competição preparatória para o evento no final do ano.
Para chegar ao título, o atleta passou por uma rotina difícil de treino e principalmente uma dieta rigorosa. No início da preparação, havia uma ingestão grande de calorias, porém com pouca gordura saturada e açúcares. Ao longo dos treinos, a ingestão calórica foi diminuindo ao ponto da diminuição elevada das calorias. 
Outro detalhe que chama a atenção é quanto à ingestão de água. Segundo o staff do atleta, faltando aproximadamente oito dias para o campeonato, foi aumentado a ingestão de água para dez litros por dia até chegar a 12 litros. Faltando dois dias, a ingestão foi diminuída para seis e um litro respectivamente. No dia do campeonato, o consumo de água foi mínimo, chegando a aproximadamente 50 ml. 
Na preparação para o campeonato de dezembro, Miguel pretende aprimorar alguns detalhes que foram observados pelos juízes. No fisiculturismo, os árbitros dão um feedback aos atletas sobre os pontos que podem ser melhorados. “A preparação eu já começo semana que vem, primeiro vou fazer um período visando ganhar massa muscular e quando tiver a uns quatro meses do Sul-Americano, eu começo uma dieta visando definição muscular”, detalha.
Sobre os treinos, ele adianta que vão focar principalmente em cima do feedback que teve dos árbitros depois do campeonato. “Sobre os pontos que preciso melhorar no meu corpo para buscar melhores posições. Precisamos aumentar volume de peito e ombro e melhorar o detalhamento das costas”. 

A categoria Men's Physique

Esta categoria foi lançada em 2012 pela IFBB (sigla em inglês para Confederação Internacional de Fisiculturismo) e rapidamente tornou-se popular entre os adeptos do esporte.
O men´s physique é uma categoria destinada a competidores do sexo masculino que busquem um físico mais atlético e harmonioso e no qual a beleza física e também a presença de palco contam muito na hora dos jurados avaliarem.
A definição e volume muscular também são julgados nesta categoria, porém, sem uma boa apresentação no momento do concurso, é possível que mesmo com um grande físico o atleta não vença a disputa.
O importante nesta categoria é a simetria muscular, assim como cuidados com a estética (cabelos e pele), pois a categoria pode se enquadrar em concurso de modelos fitness, onde a beleza conta muito.

Conheça mais sobre o atleta

Miguel Mendonça tem 23 anos, nasceu em Presidente Prudente, mas mora em Maringá há três anos. Além da dedicação aos treinos e ao esporte, ele também cursa as faculdades de Educação Física (6º termo) e Nutrição (1º termo). Com mais de seis anos de treinamento, Miguel passou a se dedicar às competições há dois anos.

Equipe Miguel Mendonça

Miguel Mendonça durante a rotina de treinos antes da competição

Publicidade

Veja também