Atores falam da dor de renegar e trair Jesus Cristo

Darley Ferreira e Gustavo Verri, respectivamente, revivem e sentem na pele, em encenação da Maristela, o que Judas Iscariotes e Pedro fizeram com Nosso Senhor

VARIEDADES - ESPECIAL PARA O IMPARCIAL

Data 16/04/2022
Horário 03:30
Foto: Luciano Opka
Jesus foi zombado, esbofeteado, açoitado e crucificado... por cada um de nós!
Jesus foi zombado, esbofeteado, açoitado e crucificado... por cada um de nós!

A Quinta-Feira Santa e celebração e encenação da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, ontem, foram momentos de múltiplos sentimentos para dois dos 50 atores do grupo de jovens da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Maristela, de Presidente Prudente, que teatralizam o Tríduo Pascal neste ano de 2022. Darley Raul da Silva Ferreira, 35 anos, técnico de manutenção, que pela terceira vez, interpreta Judas Iscariotes, a princípio ficou sem palavras para expressar a esta reportagem como é viver a figura deste apóstolo.

Com a voz até um pouco trêmula, ele disse que mesmo sendo uma encenação teatral é complicado passar por essa situação. Que chega a ser constrangedor. “Eu não queria estar na pele dele ao fazer isso com Jesus. Ele o levou à morte. Dói o coração, aperta ver todo o sofrimento de Cristo por nós. E o mais incrível é que Ele sabia o que iria acontecer e mesmo assim ainda lhe falou com amor. Mas como pensar que seria alguém tão próximo a Ele que o entregaria à morte? Um dos seus amados apóstolos. Olha, eu sinto o meu corpo todo tremer!”, exclama Darley.

Em cena pela primeira vez, o médico veterinário e aromaterapeuta, Gustavo Lima Verri, 37 anos, catequista há oito anos exalta com brilho nos olhos e fala forte, como é estar vivenciando um dos apóstolos nesse momento tão importante para a Igreja Católica, a semana maior da Igreja. E ser Pedro então, é ainda mais forte, difícil.

Ele destaca que além do que já sabe das histórias bíblicas, buscou assistir diversas vezes aos filmes que retratam esse momento para tentar pegar um pouco mais esse conceito que muitas pessoas assimilam com mais facilidade. “E a gente sente a dor de Pedro também! Ele renega a Cristo, mas o sofrimento com o remorso que esse homem sentiu [sente] depois dói profundamente no coração, porque ele amava [ama] Jesus demais. Com certeza fazer essa negação o feriu e certamente repercutiu pelo resto de sua vida. Pedro era muito amor, muito intenso e eu me vejo assim, muito intenso. Então é um privilégio poder interpretá-lo!”, ressalta Gustavo.

Por que crucificaram?

Jesus entrou com seus discipulos na torrente de Cédron, onde havia um jardim, lugar qual Judas, o traidor, conhecia, pois já havia estado ali com o Senhor. Ele então levou consigo alguns soldados e guardas dos sumos sacerdotes e fariseus que procuravam por Jesus de Nazaré. Sabendo de tudo que aconteceria, consciente do que estava por vir Cristo vai ao encontro destes e se revela para os mesmos que na companhia de Judas caem por terra.

Ali, Cristo é preso e amarrado pelos soldados, o comandante e os guardas dos judeus que o levam até o sumo sacerdote, Caifás, qual O interroga a respeito de seus discipulos e seus ensinamentos. Jesus então lhe responde que fez tudo às claras, em público, no templo e nas sinagogas, então bastava que perguntasse aos que O ouviram. Neste momento, um dos guardas esbofeteia a face do Senhor considerando que Ele faltara com respeito com o sumo sacerdote. 

De Caifás, Jesus foi levado ao palácio do governador. Pilatos Edilson Azevedo da Silva não entende do que O acusam, questiona o povo do por quê o levaram até sua presença para que o julgasse. Pilatos pergunta ao Mestre se Ele é o rei dos judeus e Jesus lhe responde que seu Reino não é deste mundo... Não vendo culpa nenhuma em Jesus, Pilatos volta ao povo e como é de costume destes pela Páscoa soltar um preso, lhes pergunta se querem que solte a Jesus. E o povo grita em polvorosa que não, mas sim que liberte Barrabás. Um bandido.  Pilatos então manda que flagelem Jesus.

Os soldados lhe fizeram uma coroa de espinhos e accravaram em sua cabeça, e o sangue escorria em sua face! O vestiram com um manto vermelho, zombavam DEle e o esbofeteavam. Pilatos O leva às vistas do povo judeu novamente, que grita para que "Crucifiquem-no"; Pilatos não queria condenar Jesus, mas mesmo temendo, "lavou as suas mãos" e O entregou aos judeus. Cristo tomou a sua cruz e enquanto rumava até o calvário (golgotá), era constantemente açoitado! Caiu por três vezes, mas levantou-se todas elas. Cristo foi Crucificado com outros dois ladrões. Aos pés da Sua Cruz, sua mãe, Maria, sofria a maior dor do mundo que uma mãe pode sentir. "Foi por nós que Ele morreu. Por amor a nós", pontua Darley.

 

Fotos: Reprodução / You Tube Maristela

Na Quinta-Feira Santa, ao lado do Senhor, Judas que é quem o trai, recebe  de suas mãos o pão embebido em vinho

 

Em pé, Pedro não acreditou que renegaria a Cristo por três vezes, mas o fez antes queo galo cantasse

Jesus Cristo em sua última ceia com seus amados apóstolos

 

Fotos: Luciano Opka

 

Pilatos lava as suas mãos e entrega Jesus aos judeus para que estes mesmos o crucifiquem

 

Jesus é açoitado pelos soldados em todo o caminho até chegar ao calvário, cai por três vezes, mas se levanta!

 

Jesus Cristo é crucificado como desejavam os judeus; o filho de Deus está no meio e de cada lado dois ladrões

 

Maria chora com seu filho amado morto, em seu colo!

Publicidade

Veja também