Aulas de jiu-jitsu são uma boa opção para sair da rotina e se exercitar

EDITORIAL -

Data 17/05/2023
Horário 04:15

Ao poucos, ainda no outono, o frio vai “dando as caras”. As lojas estampam os últimos lançamentos em roupas e calçados da estação. Campanhas visando a arrecadação de agasalhos e cobertores também já começaram. Os bancos de sangue e leite já ficam em alerta, para a queda no número de doadores. É nesta época também, que a preguiça bate. A vontade de ficar na cama aumenta. As pessoas tendem a comer mais e a se exercitar menos.
Para quem não quer ficar parado, mesmo no inverno, a prática de esportes é uma boa opção. Em Presidente Prudente, na última semana, tiveram início as aulas de jiu-jitsu esportivo (com kimono) sob o comando do professor William Souza (Cawboy), no PUM (Parque de Uso Múltiplo). A expectativa é disponibilizar 70 vagas para o projeto, dividido em  várias turmas, entre crianças,  jovens e adultos.
As aulas, de responsabilidade da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente), são gratuitas, e estão sendo realizadas às terças e quintas-feiras, para crianças de 9 a 11 anos de idade, às 19h; e juvenil e adulto de 12 a 60 anos, às 21h. Os interessados em participar das aulas podem procurar diretamente o professor no local, nos horários citados acima.
Além de oportunizar o acesso, a quem não tem condições de pagar uma academia, por exemplo, o projeto acaba proporcionando diversos benefícios aos participantes. Eles podem sair da rotina, se distrair, fazer amizades, descobrir que pode, independente da idade, se dar muito bem no esporte.
Como qualquer tipo de exercício físico, o jiu-jitsu faz muito bem para a saúde. Ajuda a combater o estresse e a ansiedade; ensina a defesa pessoal e também a disciplina. Muitos valores são aplicados nos treinamentos, ente eles ter resiliência, saber pensar sob pressão e ter a capacidade de se superar. Mesmo não necessitando de tanta força para ser praticado, é uma modalidade perfeita para definir o corpo.
Mesmo com a grande quantidade de informações sobre os benefícios das atividades físicas, divulgadas constantemente pela mídia, é cada vez menor o número de pessoas que se exercitam regularmente. A falta de tempo está entre as desculpas da maioria, que diz saber da importância, mas continua contribuindo para o alto índice de sedentarismo no país.
Aproveite as oportunidades que aparecem! E lembre-se: praticar exercícios faz bem para o corpo e, principalmente, para a mente!
 

Publicidade

Veja também