Aumento na geração de energia solar aponta preocupação com a economia

EDITORIAL -

Data 20/06/2019
Horário 04:00

Como popularmente se diz, Presidente Prudente é daquelas cidades que na maior parte do ano oferece “um sol pra cada um”. Na maior parte dos dias o céu sobre a cidade está aberto e o astro rei imponente, com toda sua luminosidade e fervor, dá o ar da graça por esses lados. Diante disso, nada melhor do que aproveitar toda essa insolação como oportunidade de negócio e como opção de economia. E é isso que muita gente tem feito na região de Prudente, que já é a quinta do Estado de São Paulo em número de unidades consumidoras que geram energia elétrica a partir de placas fotovoltaicas, com 563 unidades, segundo números da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Os dados são destaque na edição de hoje deste diário, que compõem uma pesquisa divulgada ontem pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), que mostra que o potencial instalado na 10ª RA (Região Administrativa) do Estado, cuja sede é Prudente, é 83 vezes maior se comparado aos anos de 2015 e 2018. O estudo mostra uma evolução na geração de 47 kW (quilowatt) para 3.946 kW nos três anos, cifra que coloca a região como a sexta maior do Estado no ano passado.

Tal cenário aponta para uma oportunidade de negócio, bem como uma opção de economia entre os moradores da região, que de um limão estão fazendo a limonada. Segundo pesquisas, o Brasil é o país que mais recebe irradiação solar em todo o mundo, justamente pela sua localização próxima à linha do Equador. A incidência de sol durante o dia é alta, com pouca variação ao longo das estações do ano, conforme o Atlas Brasileiro de Energia Solar. Portanto, o cenário para geração de energia fotovoltaica é quase sempre favorável, o que representa um ganho no quesito econômico para aqueles que investem nas placas, para o mercado, mas também para o meio ambiente, já que a energia solar é considerada uma energia limpa. Ou seja, todos ganham.

Publicidade

Veja também