Avanço da vacinação traz esperança

EDITORIAL -

Data 15/08/2021
Horário 05:08

É impressionante como os municípios têm dado show no quesito imunização contra a Covid-19. Reconhecido mundialmente por seu amplo cronograma gratuito de vacinação, o Brasil, com suas proporções continentais, não tem deixado nada a desejar quando comparado ao ritmo de aplicação de doses de países ditos de primeiro mundo. Não é à toa que cada vez mais as estatísticas vêm comprovando a eficácia das vacinas contra o novo coronavírus: os índices de intubados, internados e óbitos vêm decrescendo a cada dia.

Diariamente, O Imparcial mostra aos leitores a quantidade de confirmações, casos suspeitos, óbitos e curados da Covid-19 nos 53 municípios da 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo. E os dados mostram claramente redução de novos casos e mortes, trazendo grande alento à população regional. Para se ter uma ideia, a região fechou a semana com 26 óbitos decorrentes do novo coronavírus – número bem aquém de outrora. No fim de março, pico da segunda onda da pandemia, por exemplo, a 10ª RA chegou a catalogar 44 mortes em 24 horas. Com certeza, temos muito a comemorar!

Cada município vem traçando estratégias que vão ao encontro da realidade de seus moradores, para obter êxito na imunização. Cidades menores fazem busca ativa, outras promovem plantões, atendem aos finais de semana e feriados. Em Presidente Prudente, por exemplo, uma iniciativa muito interessante mostra o empenho da administração municipal em vacinar a população.

A chamada “Vacina Fest” proporcionou aos moradores da cidade 24 horas ininterruptas de imunização contra a Covid-19, em pleno estacionamento do Paço Municipal. Louvável a organização, realizada com o objetivo de zerar o número de adultos que ainda não tinham se imunizado com a primeira dose da vacina. Tendas foram montadas para maior comodidade das pessoas, que se organizavam em filas para receber a tão estimada dose de esperança.

Lembrando sempre que vacina boa é a que foi aplicada no braço e que está protegendo contra o coronavírus. Não importa quem desenvolveu ou fabricou o imunizante. Vamos tomar a que estiver disponível, pois, com certeza, ela terá eficácia e protegerá. E, claro, não podemos nos descuidar dos protocolos sanitários e nem deixar de usar a máscara. Somente assim conseguiremos retomar a vida com tranquilidade!

Publicidade

Veja também