Azul suspenderá voo para Campinas por 2 meses

O município, no entanto, está na fase de elaboração do projeto-base para a licitação, que deverá ser seguida pela abertura do processo licitatório, e então pelo início das obras, até que ocorra a implementação, de fato.

PRUDENTE - Mariane Gaspareto

Data 09/04/2015
Horário 08:30
 

A empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras excluirá "temporariamente" um voo do Aeroporto Estadual de Presidente Prudente para Campinas (SP), que sai às 5h10, por conta de um "reajuste de malha". A companhia informou, por meio de nota, que a redução passará a vigorar em 4 de maio e seguirá até o dia 30 de junho. "A partir de 1º de julho esse voo será retomado e continuaremos com três frequências diárias para Campinas", pontua a empresa. Este é o segundo voo excluído de Prudente à região metropolitana de São Paulo, visto que em maio deste ano, a Gol Linhas Aéreas excluiu um voo para o Aeroporto de Congonhas e redirecionou suas decolagens para o Aeroporto Internacional de Guarulhos (Cumbica).

Apesar de a empresa informar que a redução consiste em um reajuste de malha, na semana passada, a Azul havia noticiado que sua permanência em algumas cidades dependeria da implementação do PDAR (Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional) e que, caso não ocorra, não descartava a saída de alguns mercados - caso de Prudente, que está entre os 19 contemplados pelo programa.

De acordo com informações do superintendente do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), Ricardo Volpi, o investimento desse projeto será de R$ 150 milhões para o aeroporto prudentino, destinado para a construção de um novo terminal de passageiros, novo pátio de aeronaves, além de reforma e ampliação da seção contra incêndio. O município, no entanto, está na fase de elaboração do projeto-base para a licitação, que deverá ser seguida pela abertura do processo licitatório, e então pelo início das obras, até que ocorra a implementação, de fato.

 

Panorama indefinido

De acordo com Marcos Antônio Carvalho Lucas, diretor regional da Aviesp (Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo), é difícil prever se Prudente poderá perder novos voos ao longo do ano, visto que depende da liberação de verbas do governo para implementação do PDAR e recuperação da economia.

"A crise está afetando a aviação civil, visto que os custos para companhias operarem voos subiram especialmente por conta do aumento do preço dos combustíveis, de modo que estamos testemunhando diversas empresas tirando voos que são, de certa forma, deficitários, e refazendo sua malha", afirma Lucas.

De acordo com o representante da Aviesp, a expectativa é de que empresas de aviação reduzam seus voos em 20% em todo o país. "Mas sobre Prudente, francamente, não sei o que poderá ocorrer, pois as empresas excluem voos, mas também pedem novos destinos. O fato é que a aviação passou por um momento de grande inclusão social e esse público não vai voltar atrás, tanto é verdade que o número de passageiros em nosso aeroporto só cresce mês a mês", considera.

 

SAIBA MAIS

COMO FICA?

Com a modificação, os prudentinos terão dois voos disponíveis pela Azul Linhas Aéreas de Presidente Prudente a Campinas em maio e junho, às 11h e às 20h05. Já a Gol Linhas Aéreas opera também dois voos de Prudente ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (Cumbica) em São Paulo, às 9h35 e às 20h52.
Publicidade

Veja também