Bairro antigo, Vila Formosa abriga população tradicional

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 18/09/2016
Horário 11:12
 

A 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo, cuja sede é Presidente Prudente, apresenta a segunda maior taxa de envelhecimento do Estado, correspondente a 92,85%, superada apenas pelo índice da RA de São José do Rio Preto, que representa 100,02%, conforme dados de 2016 da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados). Nos dias atuais, o principal município do oeste paulista possui diversos bairros tradicionais que abrigam predominantemente essa população, e muitos já foram retratados aqui neste especial, como é o caso da Vila Formosa, um dos maiores e mais antigos bairros da zona sul de Presidente Prudente.

Enquanto a reportagem percorre o bairro, um grupo de senhores aproveita a manhã de segunda-feira para colocar o papo em dia, enquanto tomam uma cerveja gelada. O clima está agradável para isso e eles aproveitam a ocasião, que parece ser costumeira. Em outra rua, um idoso lava o seu carro, enquanto um segundo, a calçada. Já duas senhoras se sentam na varanda e aproveitam as primeiras horas da manhã. Se a descrição despertou no leitor a sensação de muita tranquilidade, os moradores comprovam o sentimento.

Jornal O Imparcial Laurício Sana, aposentado

Sentado em uma mesa de bar, o motorista aposentado Laurício Sana, 67 anos, afirma que a Vila Formosa é segura e bem abastecida. "Temos escolas, creches, ronda policial e o Parque do Povo para lazer. Além disso, é um bairro arborizado, que conta com ruas boas, supermercados e farmácias", aponta. "Sem falar que aqui estão a melhor panificadora e a melhor churrascaria da cidade", acrescenta. Laurício ainda destaca a vizinhança. "Todo mundo se conhece", frisa.

O comerciante Átila Jorge do Carmo, 45 anos, acredita que a segurança melhorou bastante nos últimos tempos. "É claro que, em qualquer bairro, a população sempre pede que o efetivo passe mais vezes. Contudo, a presença das rondas existe. Inclusive, quando passa aqui, a polícia até aproveita para tomar um cafezinho", expõe. Átila salienta que, por ser um bairro majoritariamente habitado por idosos, a Vila Formosa serve muito bem esse público. "Há o Parque do Povo para a promoção da qualidade de vida e a UBS do Jardim Santana para atendimento médico", enfatiza. O vendedor Raimundo Nonato Medeiros, 60 anos, afirma que não tem o que reclamar. "No geral, é bastante seguro e muito próximo de tudo, então, o acesso a outros bairros e serviços é fácil. O centro da cidade é logo ali e a vizinhança é boa", assinala.

 

Estrutura do bairro


Ano de implantação: 1948

Área de loteamento: 78.083,98 m²

Quadras: 8

Construções: 1035

Terrenos baldios: 50

Fonte: Seplan

 

SERVIÇO


SUGESTÃO DE PAUTA

A população pode promover suas reclamações, críticas e elogios sobre o bairro em que reside. O contato deve ser feito com os profissionais da Pauta, por meio do pauta@imparcial.com.br, do telefone 2104-3722 ou do Whatsapp 99104-8537.

 
Publicidade

Veja também