Balanço da Operação Ano Novo mostra que a irresponsabilidade no volante continua

EDITORIAL -

Data 05/01/2022
Horário 04:15

Sai ano, entra ano, e a insegurança continua pelas estradas brasileiras. Somente entre os dias 30 de dezembro e 2 de janeiro, conforme balanço da Operação Ano Novo, divulgado na edição de ontem, três pessoas perderam a vida, nas regiões de Presidente Prudente, Dracena e Presidente Venceslau. O levantamento, traçado pela 2ª Companhia de Polícia Rodoviária, traz um comparativo dos números de 2021/22 em relação à média dos últimos três anos, de 2018 a 2020, quando houve uma vítima fatal em acidentes de trânsito.
Analisando o mesmo período, em 2021/22, as autuações por embriaguez tiveram um aumento de 56% quanto à média dos anos anteriores. Ao todo, 64 condutores foram autuados por dirigirem sob efeito de álcool, ante 41, de 2018 a 2020.
As autuações por uso de celular ao volante também tiveram alta: 12,5% em comparação com os últimos três anos. Segundo o levantamento, neste período de virada de ano 27 motoristas foram multados por usarem o celular enquanto dirigiam; nos últimos três anos, a média foi de 24 condutores.
Os números mostram que a irresponsabilidade ao assumir a direção continua. Atualmente, devido principalmente às grandes chuvas que têm atingido o país, as estradas estão péssimas, cheias de buracos, sem placas ou com grande parte delas danificada. O que já pede uma atenção maior de quem está no volante. E, mesmo assim, acidentes continuam acontecendo por puro descuido ou falta de prudência e consciência.
Cenas que chocam, famílias enlutadas, sonhos interrompidos, notícias que entristecem. E tudo poderia ser evitado! O problema é que muitos motoristas têm vícios ao dirigir. Muitos não usam o cinto de segurança. Ao realizarem uma manobra, não sinalizam com a seta com antecedência. Realizam ultrapassagens proibidas. Sem contar os que insistem em mexer no celular enquanto deveriam estar com as duas mãos no volante. São falhas que acontecem frequentemente e podem resultar em mortes.
Vira e mexe este assunto volta a ocupar este espaço. Quando falamos de trânsito, falamos de vidas. Da sua, da sua família, dos seus amigos. Se você pode evitar um tipo de comportamento e aumentar a sua segurança, por que não? Não use o celular enquanto dirige, respeite os limites da velocidade e não assuma o volante sob efeito de álcool. É preciso praticar o respeito ao próximo, a tolerância e a gentileza. Seja responsável, faça a sua parte!
 

Publicidade

Veja também