Banco de Leite Materno tem queda de doações

Na primeira semana do ano, estoque de 96 litros estava abaixo da média preconizada, que é entre 130 e 140 litros

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 17/01/2021
Horário 06:00
Foto: Weverson Nascimento
Estoque está abaixo da médica preoconizada
Estoque está abaixo da médica preoconizada

Pandemia, festividades de final do ano e período de férias interferiram negativamente na alimentação do estoque no Banco de Leite Materno de Presidente Prudente. No balanço mais recente, realizado na primeira semana de janeiro, o banco contava com 96 litros de leite, sendo que a média ideal preconizada teria que ser entre 130 e 140 litros – estoque “bem baixo”, segundo Adriana Trevisan Monteiro, enfermeira que coordena o Banco no município.

Segundo a responsável, o cenário já era esperado, mas que com a pandemia a situação ficou ainda mais preocupante. “Geralmente, dezembro e janeiro são os meses que caem mesmo as doações no estoque, porque muitas doadoras vão para a casa da mãe ou da sogra, e acaba ficando mais difícil”, explica. “Algumas também tiveram que dar uma parada por síndrome gripal, então, não podemos pegar [o leite] por 15 dias”.

Mesmo com as incertezas por conta do período pandêmico, a coordenadora acredita que as doações retornem com mais frequência em fevereiro, assim como nos demais anos, após as celebrações festivas do Carnaval. “A gente vai fazendo propaganda nas mídias sociais, e se continuar assim, vamos reforçar ainda mais”, salienta Adriana.

Número baixo de doadoras

Atualmente, o Banco de Leite Materno de Presidente Prudente conta com 54 doadoras. O número é abaixo de alguns meses do ano passado, em que chegou a ter 70. Conforme a coordenadora, o ideal seria 80 mulheres para suprir a necessidade. Já em relação ao número de beneficiados com a doação, em dezembro havia 47 crianças cadastradas, o que está dentro da média que varia até 50.

As doações chegam às famílias por meio de solicitações dos hospitais, acompanhadas por prescrições médicas. Na cidade, são eles: Hospital Estadual Doutor Odilo Antunes de Siqueira, Hospital Regional Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças e Hospital Iamada.

O Banco de Leite Materno está aberto a novas doadoras. De acordo com a legislação RDC Nº 171, além de apresentar excesso de leite, a voluntária deve ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar e a doar o excedente a um banco de leite humano. “Basta ligar que nós vamos na casa dela”, afirma a coordenadora. O telefone para contato é 3229-1249.

 

 

 

 

  

Publicidade

Veja também