Banco de Olhos reforça importância da doação

Com o slogan: “Doe Órgão! Doe Vida - Avise sua família, um gesto de amor", profissionais explanaram sobre a relevância do ato

PRUDENTE - OSLAINE SILVA

Data 11/12/2016
Horário 07:19
 

Com o objetivo de reforçar a Campanha da Doação de Órgãos e Tecidos que tem com o slogan: "Doe Órgão! Doe Vida - Avise sua família, um gesto de amor", o Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente promoveu, das 10h às 18h de ontem, uma ação especial, com exames preventivos de glaucoma, glicemia e de pressão arterial, no Prudenshopping. A importância da conscientização para melhor captação de doações foi mencionada por todos os profissionais presentes. De acordo com Irineu Sesti Filho, presidente da entidade, em um balanço das conquistas das ações realizadas neste ano, de janeiro a novembro foram feitas 70 captações e 43 transplantes de córneas e dez de múltiplos órgãos. Além disso, em parceria com o Lions Club Presidente Prudente Centro, foram realizadas 361 cirurgias de catarata.

Jornal O Imparcial Exames preventivos de glaucoma, glicemia e de pressão arterial foram oferecidos ontem

Segundo o oftalmologista Edson Rikio Fudo, o exame de glaucoma na campanha é um fato inédito. Segundo ele, esta é uma doença ocular grave que causa cegueira irreversível. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de se evitar a perda da visão. "Esse evento é uma maneira de conscientizarmos a população em relação a isso: ‘prevenção’ é sempre o melhor remédio. Trabalhamos com o objetivo de evitar a cegueira", salienta o oftalmologista.

A médica hematologista e hemoterapeuta, Paula Carrilho, explanou sobre as dificuldades encontradas para o encaminhamento de pacientes que necessitam de transplantes. O cardiologista e intensivista representante da Comissão de Transplantes da santa casa, Carlos Eduardo Bosso, ressalta que eventos como este são importantes para orientar as pessoas a procurarem saber se seus familiares são doadores, pois para que uma captação seja feita é preciso a doação espontânea. "No caso da captação de córneas, esta pode ser feita até seis horas após a morte da pessoa, mas de outros órgãos é imprescindível que seja no ato. Por isso a importância do doador em externar esse desejo a sua família. E o Banco de Olhos com campanhas e mais campanhas tem trabalhado maravilhosamente nesse serviço de conscientização", destaca o cardiologista.

 
Publicidade

Veja também