Banco de sangue do HR prepara lanche e decoração especial para esta terça

Ação é referente ao Dia Mundial do Doador de Sangue, lembrado anualmente em 14 de junho; proximidade do inverno reduz número de doadores que buscam unidade

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 13/06/2022
Horário 15:32
Foto: Arquivo
Ação vai homenagear doadores de sangue que comparecerem à unidade nesta terça
Ação vai homenagear doadores de sangue que comparecerem à unidade nesta terça

Em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, lembrado em 14 de junho, o Núcleo de Hemoterapia do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente prepara lanche e decoração especial para esta terça-feira, como forma de homenagear os doadores e convidar a população a doar sangue no “Junho Vermelho”, mês de incentivo a esta prática de cidadania.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Hemoterapia, Margarida Silveira, em maio o estoque de bolsas de sangue na unidade estava abaixo do esperado para o mês. Todos os anos, esse fato se repete, uma vez que, com a proximidade do inverno, ocorre queda intensa de temperatura e as pessoas evitam sair de casa. Além disso, também há o aumento das doenças respiratórias que causam inaptidão temporária para doação.

Todos os tipos sanguíneos são importantes, porém, aqueles de Rh negativo esgotam-se primeiro, porque são mais raros na população. 

Por ser referência para atendimentos de média e alta complexidade para 45 municípios que compõem o DRS-11 (Departamento Regional de Saúde), o hospital depende de doações de sangue para o tratamento de diversas doenças, inclusive do uso de plaquetas para casos graves e cirúrgicos.

Efetividade da doação

Para assegurar a efetividade da doação, quem está com suspeita de Covid-19 ou testou positivo para a doença deve aguardar 10 dias após a recuperação completa. Assintomáticos com teste positivo, por sua vez, estão aptos a doar após 10 dias da data de realização do teste.

Candidatos que fizeram isolamento voluntário ou por orientação médica estão aptos a doar após o termino do tempo de indicação de isolamento. Em caso de contato com casos positivos, a doação de sangue poderá ser feita após sete dias do último contato.

Imunização contra Covid-19

O HR orienta que quem se imunizou com a vacina contra a Covid-19 da Coronavac aguarde 48 horas para que realize a sua doação de sangue. Já para aqueles que receberam imunizantes da AstraZeneca, Pfizer e Janssen, a instituição recomenda a espera de sete dias.

Gesto de solidariedade 

Movidos pelo sentimento de solidariedade, a instituição Santa Vergínia Agropecuária e Florestal, do Estado do Mato Grosso do Sul, mobilizou, na última quinta-feira, 45 colaboradores para doar sangue no Núcleo de Hemoterapia do Hospital Regional de Presidente Prudente. O grupo, que retornou pela segunda vez à unidade de saúde, percorreu uma distância de 200 km em prol do gesto solidário. A ação foi denominada “A medida de amar é amar sem medidas”.

Funcionamento

O horário de funcionamento do Núcleo de Hemoterapia é das 7h às 17h, todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados. O Banco de Sangue possui uma entrada exclusiva e segura para o atendimento de toda a população, pela lateral direita do Hospital Regional, na Rua José Bongiovani, 1.297, no Jardim Bongiovani, no antigo laboratório de coleta. Mais informações por meio do telefone (18) 3229-1570.

Publicidade

Veja também