Não sei se vocês já perceberam, mas nos filmes americanos em geral (creio que em todos) aparece a bandeira dos EUA. Por que isso acontece? Há muito tempo o governo americano assinou um acordo com os produtores de Hollywood e ficou acertado que a bandeira seria exibida em todos os filmes. Ou em quase todos.
Às vezes, o espectador vê a bandeira mais de uma vez e, se vocês acham que estou a exagerar (como se diz em Portugal), confiram, vejam os filmes. É bandeira no quartel, na escola, na academia, principalmente de Polícia, e por aí vai. São muitos os exemplos e creio que citei o suficiente.
Mostrar a bandeira seria um ato de patriotismo? Pode ser. Há uma versão, no entanto, de que a medida foi adotada para identificar o país que produziu o filme. Enfim, identificar a origem, onde foi produzido e nada melhor do que exibir a bandeira para deixar claro, para os distraídos, que o filme foi realizado nos EUA.
Governos e certos grupos econômicos poderosos costumam manipular tudo o que é possível, a começar pelas artes, como o cinema, e os esportes. Alguns filmes de guerra americanos tiveram o aval do Pentágono. Outras produções causaram urticária em generais e são malvistas até hoje.
No caso dos esportes, vale lembrar que o então presidente Truman, aquele que jogou bombas atômicas no Japão, não via o futebol americano (rugby) como esporte, mas como treinamento de guerra. "Esporte é o escambau", teria dito Truman. É o que diz a lenda.
No caso da bandeira no cinema, confesso que não tenho opinião formada. Se o roteiro sugere mostrar a bandeira - de qualquer país -, não cabe a mim contestar. Normal e nada de mais. Por falar nisso, não me lembro de filme brasileiro exibindo a nossa bandeira, que os novos nazistas querem usurpar achando que a bandeira mais bonita do mundo pertence somente a eles. Ledo engano, dona Leda.
A bandeira é de todos nós. Ela é o símbolo máximo do país e merece respeito. Aliás, toda bandeira, de qualquer nação, é digna de respeito. Que tal? Vamos levantar esta bandeira?
Por falar nisso, a expressão bandeira também pode ser usada como metáfora ou plataforma. Então, no sentido de projetos e metas, liberdade, fraternidade, igualdade, respeito e paz para todos. Ah, sim: preservar a Amazônia também é a nossa bandeira e, como diz a música cantada por Dalva de Oliveira, "bandeira branca, amor".
DROPS
Casamento: o que Deus uniu a bufa noturna não separe.
Filme da Semana no Cine Brasil: "Vexame Internacional", estrelando grande elenco brega e cafona.
Assustado com o preço do leite? Beba leite de égua.
(até agora, nenhum potro reclamou)
Prato do dia no Restaurante Brasil: carcaça e pele de frango ao molho pardo.
Pruden Farma, a farmácia do Célio.
Medicamentos em geral e manipulações de fórmulas.
Disck-Entrega: 3906-1000 e 99651-2129. Av. Ana Jacinta, 2.151. Atende todos os dias até 22h.