O que mais chama a atenção na representação junto ao Ministério Público, sobre aumentos de salários e das cadeiras legislativas pela Câmara de Prudente, é o embasamento legal para sustentar o pedido de nulidade dos três projetos.
FORTE ARGUIÇÃO
A arguição de irregularidade contempla dois artigos da Lei Orgânica do Município, quatro do Regimento Interno da Câmara e um da Constituição Federal. Cada artigo demonstra possíveis descumprimentos da normalidade do rito.
PESO PESADO
A representação é assinada pela UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente), que tem o caráter de sociedade civil organizada; e pelo Grupo Lidera, formado por empresários de grande força no PIB (Produto Interno Bruto) regional.
PETIÇÃO PÚBLICA
Tem também o abaixo-assinado eletrônico “Presidente Prudente pela transparência na Câmara Municipal e contra o aumento de cadeira e dos subsídios”, de prefeito, vice, secretários e vereadores. Iniciativa da UEPP e Conselho das Lojas Maçônicas.
EM ELABORAÇÃO
O Plantão conversou com a diretora sindical do Sintrapp (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Presidente Prudente e Região), Karina Sacardo, e soubesse que o Jurídico está elaborando uma representação sobre o assunto.
SEM DISCUSSÕES
Os projetos de aumento de subsídios foram aprovados em “duas discussões”, sendo um de autoria do Poder Executivo e outro do Poder Legislativo. Outro projeto do Legislativo foi aprovado em primeira e aguarda a “segunda discussão”.
MAIS DESNÍVEIS
Não bastasse os históricos desníveis em pavimento asfáltico nas ruas e avenidas de Prudente, deixado após reparos em redes de água e esgoto, bem como nos tampões da Sabesp; agora tem uma empresa deixando mais desníveis. E a fiscalização?
EM CALMARIA
Faltando 1 ano para as campanhas eleitorais de 2026, que ocorrerão a partir de agosto, pouco se fala de possíveis candidaturas em três cidades da região de Prudente que já foram base de sustentação de eleições de deputados estaduais.
EX-PREFEITOS
Em 1986, Inocêncio Erbella foi eleito pelo PFL com 21,5 mil votos, sendo a maioria em Presidente Venceslau. Em 1990, Roberto Bérgamo (1940-2024) foi eleito com 32 mil votos, tendo como base Presidente Epitácio. Ambos foram prefeitos de suas cidades.
ALTA PAULISTA
Em 2006, Reinaldo Alguz, com base de Dracena e extensão em toda nova Alta Paulista, se elegeu para o primeiro de quatro mandatos com 47,1 mil votos, chegando ao ápice em 2014 com 122,9 mil votos. Todas as vezes foi deputado estadual pelo PV.
PARA FEDERAL
Nas eleições de 2022, foi candidato a deputado federal e obteve 62,6 mil votos pelo União Brasil. Há rumores que será candidato outra vez. Atualmente, Alguz é chefe de gabinete do deputado estadual Rogério Santos (MDB), natural de Osasco.
PRÊMIO INOVAÇÃO
O prefeito de Prudente, Milton Carlos de Mello, Tupã (Rep), está na relação de 16 homenageados com o prêmio Prefeitos Inovadores, durante o Fórum Cidades Digitais e Inteligentes, na próxima quinta-feira (7), às 9h, na Fundação Inova Prudente.