Baseado na Bíblia

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista que avisa: cuidado com os vigaristas e levante-se se cair no conto do vigário

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 13/02/2022
Horário 05:30

Depois que sua mulher virou estátua de sal, o Lot, na fuga de Sodoma e Gomorra, não precisou mais comprar esse tempero para cozinhar. A senhora Lot foi indiscreta e pagou um preço alto. Ou um preço em sal, o terror dos hipertensos.
E Sansão e Dalila, hein? Depois de cortar o cabelo do Sansão, a Dalila vendeu a tesoura para um comerciante da Rua José Paulino, em São Paulo. Ou o comerciante era de Jerusalém? A conferir.
Naqueles tempos - bíblicos, é claro - já havia preocupação com moradia. Será que também havia preocupação com taxa de condomínio? O Espadachim desconhece tal taxa. Como palavra puxa palavra, como ensinava Machado de Assis, houve um despejo, talvez o mais famoso despejo da história.
Rua para Adão e Eva! Sim, meus caros e minhas caras, lembrais-vos (nossa, hoje estou tão culto) do Jardim do Éden. Sem sombra de dúvida - ou talvez com alguma dúvida -, o Jardim em questão foi o primeiro condomínio fechado com apenas dois moradores, o já citado casal Adão e Eva. E vejam só: pets já eram permitidos e, no caso em questão, Adão e Eva até falava com uma cobra de estimação. Deu no que deu.
Como todo mundo sabe, Adão e Eva tiveram uma penca de filhos - 60, segundo a tradição judaica  -, entre eles o bondoso Abel e o invejoso Caim. Caim dava pinta de ser um sujeito perverso, maldoso para cachorro. Depois que Caim matou o irmão, Deus agiu depressa e deu um chega para lá no Caim. Colocou na cabeça do sujeito uma espécie de marca, o que levou o humorista Millôr Fernandes a comentar que Deus criou o logotipo. Vai ver é isso mesmo. 
E o Pôncio Pilatos, hein? Tremendo ditador, um perverso de grife. Aliás, por falar nisso, se fosse nosso contemporâneo, Pilatos, com essa história de lavar as mãos, estaria fazendo propaganda de sabonete. Também - quem sabe? - seria garoto-propaganda de álcool em gel.

DROPS

O dinheiro só não compra tudo se for insuficiente.

Federação partidária é mais uma confusão na política brasileira.

Riaj prevê que a coisa vai ficar feia, como se já bastasse a feiura atual.

Chore, você não está sendo filmado.

W Mecânica, a oficina do Wladimir. Nacionais e importados. 3222-1353. Rua Arthur Vila Real, 485, Vila Formosa.
 

Publicidade

Veja também