Basquete de Venceslau conquista Jogos Escolares

No dia seguinte foi a vez da Escola Criamor, do Maranhão, sofrer com o forte ataque do time paulista.

Esportes - Jean Ramalho

Data 17/09/2013
Horário 08:32
 

De maneira invicta, a equipe feminina de basquete do Top Therm/Uniesp/Cia de Talentos/Sert, de Presidente Venceslau, assegurou o título brasileiro dos Jogos Escolares da Juventude – categoria mirim (12 a 14 anos). O evento ocorreu entre 5 e 14 deste mês, em Natal, no Rio Grande do Norte. Na oportunidade, as comandadas pela técnica Christi Ane Hammerschmidt representaram o Estado de São Paulo, através do Colégio Ideal Uniesp. Outra atleta da região envolvida nas disputas, a nadadora Larissa Codogno Meneguesso não obteve o mesmo êxito com as cores do Colégio Apogeu/Semepp e voltou para casa sem nenhum pódio.

Jornal O Imparcial Vitória em Natal garantiu o time nos Jogos Sul-Americanos

Para participar da competição, que contou com a organização do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em parceria com o Ministério do Esporte e as Organizações Globo, os atletas da região foram aprovados durante as etapas dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp), que foram realizadas entre maio e agosto deste ano em diversas cidades do interior, além da capital. As disputas envolveram cerca de 4,6 mil alunos/atletas, de instituições de ensino público e privado de 26 Estados do Brasil, além do Distrito Federal, que foram divididos em 13 modalidades.

Se na piscina a medalha ficou distante da região, nas quadras ela veio pintada de dourado. Com nove atletas da equipe Top Therm/Uniesp/Cia de Talentos/Sert, as meninas de Presidente Venceslau honraram a tradição da cidade no desporto e garantiram o lugar mais alto do pódio para São Paulo. O time venceslauense fez sua estreia nos Jogos no dia 10 ante o Colégio Santa Catarina, do Pará. O placar favorável de 69 a 3 se mostrou um prelúdio do que ocorreria nos próximos jogos.

No dia seguinte foi a vez da Escola Criamor, do Maranhão, sofrer com o forte ataque do time paulista. O resultado ficou em 99 a 4 para Venceslau. No terceiro compromisso na competição nacional as venceslauenses superaram as catarinenses do Colégio La Salle Peperi pelo placar de 67 a 15. Com os resultados, o Colégio Ideal Uniesp se classificou para a semifinal contra o Colégio Mãe de Deus, do Paraná. O duelo foi disputado na sexta-feira e terminou em 103 a 30 para o time da região.

 

Jogo decisivo

Sem tempo para descanso, as paulistas encararam no sábado a grande decisão ante o Santa Mônica Centro Educacional (SMCE), de Madureira, do Rio de Janeiro. Com uma atuação impecável das armadoras Anna Beatriz Marques e Clarissa Carneiro, que marcou 37 pontos e foi a cestinha do jogo, o time venceslauense venceu a partida por 73 a 47 e se sagrou campeão brasileiro.

A medalha de bronze foi para o Colégio Mãe de Deus, que ganhou do Colégio La Salle Peperi por 56 a 43. A vitória garantiu o Colégio Ideal Uniesp nos Jogos Sul-Americanos Escolares, que ocorrem no Chile. As venceslauenses são as atuais campeãs na versão das escolas particulares e também dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp). Ontem, as jogadoras e a técnica participaram de desfile em carro aberto pelas principais ruas e avenidas de Presidente Venceslau.

 

Rendimento aquático

As disputas foram divididas em duas etapas, sendo que, entre 5 e 9 deste mês ocorreram as modalidades individuais, com o atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez, e de 9 a 14 foram realizadas as modalidades coletivas, como basquete, futsal, handebol e vôlei.

Orientada pelo técnico Elvancir Pereira do Nascimento, Pepe, da equipe Apan/Semepp/Criarte/Pastorinho, a nadadora Larissa Codogno Meneguesso foi a primeira da região a estrear na competição. Ela caiu na água pelos 400 metros livre e pelos 100 m borboleta. Seu melhor resultado nos Jogos foi um 17º lugar pelos 400 livre com o tempo de 5min07s33. Já nos 100 m borboleta, Meneguesso nadou em 1min19s00, entretanto, não obteve classificação.

Publicidade

Veja também