Basquete de Venceslau estreia na LBF hoje, em Americana

DESAFIO Com boas expectativas dos novos reforços, equipe feminina da região entra em quadra contra o atual vice-campeão da competição pela primeira rodada, na casa das adversárias

Esportes - JEFFERSON MARTINS

Data 15/12/2016
Horário 08:52
 

O time de Presidente Venceslau inicia hoje a sua trajetória na edição 2016/2017 da LBF (Liga Nacional de Basquete Feminino). Na estreia, o desafio será diante do atual vice-campeão da competição, o Corinthians/Americana, às 20h, no Ginásio de Esportes Centro Cívico, em Americana. Para o confronto, o técnico Flávio Prado já terá o reforço das três novas contratadas: a pivô Mônica, a armadora Yasmim e a ala Joyce Coelho.

Segundo Flávio, a expectativa é que o time tenha um bom desempenho. "Nossa base do Paulista permaneceu. Tivemos a saída de algumas jogadoras, mas contamos com as meninas que gostaríamos que permanecessem", afirma.

Jornal O Imparcial Bem integrado, elenco venceslauense foi vice-campeão Paulista na temporada 2016

O único problema nestes primeiros jogos, para o comandante, é que os reforços chegaram "em cima da hora". "Estamos correndo contra o tempo para ajustar os detalhes táticos e técnicos, mas vamos ter uma boa participação", projeta.

 

Baixa

Já a partir da Liga, o elenco venceslauense terá que se adaptar a uma nova formatação da equipe, já que a armadora Natalia Burian encerrou a carreira, no fim da campanha que culminou com o vice-campeonato Paulista. "Era uma atleta importante, experiente e que, sem dúvida alguma, vai fazer muita falta", fala Flávio. O treinador, inclusive, contará com duas jogadoras, que se dividiram na função: Larissa Carneiro e Yasmim Gonçalves, que também atua na função de ala.

"A Larissa subiu muito de produção no final do Paulista, tanto que nas partidas finais ela vinha ficando mais tempo dentro de quadra. Esperamos que continue correspondendo, pois capacidade ela tem. Além disso, terá a Yasmim que veio para dividir essa responsabilidade", detalha.

 

LBF

Além de Venceslau e Corinthians, Sampaio Corrêa do Maranhão, Santo André, Uninassau Basquete do Pernambuco e Blumenau de Santa Catarina integram o campeonato. O formato de disputa será idêntico ao que foi realizado na temporada passada. Os seis times jogarão entre si em quatro oportunidades, sendo duas vezes como mandantes e as outras duas como visitantes, o que totalizará 20 partidas ao final da fase de classificação.

Os quatro melhores avançam para a semifinal dos playoffs, que será disputada em melhor de três jogos, com a equipe de pior campanha com mando de quadra no jogo um e o time de melhor desempenho realizando as duas últimas em casa. Já a grande final será realizada em uma série melhor de cinco confrontos, com a equipe de melhor retrospecto sediando os jogos um, dois e cinco, caso seja necessário.

 
Publicidade

Veja também