Basquete Venceslau está fora da LBF 2019

Decisão se deu em decorrência da falta de apoio do poder público após o fim do contrato

OPINIÃO - IZABELLY FERNANDES

Data 18/12/2018
Horário 05:02
Arquivo - Neste ano equipe já não participou do Campeonato Estadual pelo mesmo problema financeiro
Arquivo - Neste ano equipe já não participou do Campeonato Estadual pelo mesmo problema financeiro

A LBF (Liga de Basquete Feminino) confirmou recentemente as 11 equipes inscritas para a LBF 2019, e a equipe do Basquete Venceslau ficou de fora da disputa. O técnico da equipe, Flávio Prado, diz que a decisão teve motivações financeiras, pois o poder público não teria prestado o devido suporte ao projeto, além disso, ele afirma ainda que “há verbas que ainda não foram depositadas”. Neste ano a equipe já não participou do Campeonato Estadual Feminino Adulto da Divisão Especial alegando o mesmo problema financeiro. Em contato com a Sert (Secretaria de Esporte, Recreação e Turismo) de Presidente Venceslau, a pasta explica que “o contrato de apoio ao projeto foi rompido em setembro por falta de recursos e não há previsão de um novo acordo para 2019”.

A equipe participou de quatro ligas seguidas, das quais duas vezes puderam ficar entre as oito melhores. “As entidades privadas e a comunidade sempre nos ajudaram, mas só com esse apoio a gente não pode cobrir custos todos os gastos pela participação na competição”, explica o treinador. Mas o problema financeiro da equipe não vem de hoje, diz o técnico, já que algumas verbas relativas a este ano ainda não teriam sido acertadas pela Prefeitura. “Isso já era pra ter sido sanado, mas infelizmente, fazia tempo que eles não cumpriam o prazo”, conta.

O secretário de Esporte da cidade, José Marcelo Paludetto, explica que a pasta ajudava o projeto com subsídios de taxas federativas, subvenções, viagens e taxas de arbitragem, mas que neste ano o contrato de apoio teve que ser rompido. “Os problemas financeiros atingiram todas as prefeituras neste ano e conosco não foi diferente, por isso o apoio teve que ser cancelado”, relata. Esses problemas estariam relacionados ao déficit fiscal e financeiro, além da diminuição na arrecadação do município. “Ainda não temos previsão se esse contrato pode ser fechado novamente. Acredito que somente após uma reunião com as partes, poderemos entrar em algum acordo”, afirma o responsável pela pasta, que não colocou uma data para realização do encontro.

Tradição

O Basquete Venceslau é um time de tradição no cenário do basquete regional, por isso, para o técnico a situação é triste. “Não é nem pela participação no torneio, mas é por ver que um trabalho de 14 anos não possui atenção, carinho e cuidado”, lamenta. Flávio Prado fala que a contribuição do poder público era algo fundamental para o time permanecer na ativa. “Tenho certeza que se as atitudes que foram tomadas pelo poder publico fossem diferentes, essa equipe ainda poderia estar viva”, considera.

Mesmo com todas as dificuldades, ele acredita que o projeto social que desempenham ainda poderá permanecer. “Essa é uma iniciativa que deu oportunidade para muitos jovens e crianças em situação de risco e vulnerabilidade, por isso não pode ser esquecido”, enfatiza. Uma reunião entre a diretoria ainda será realizada para analisar o cenário financeiro para que seja tomada uma decisão sobre o futuro do projeto.

Publicidade

Veja também