Consolidada como um dos principais eventos agroindustriais do oeste paulista, a Batatec (Feira Tecnológica da Batata-Doce) chega à sua 6ª edição com uma expectativa otimista: atrair novamente entre 70 e 80 mil visitantes ao longo dos quatro dias de programação. O evento será realizado de 24 a 27 de julho, no IBC Centro de Eventos, em Presidente Prudente, com entrada gratuita.
De acordo com Liberto Fortuna da Rocha, membro da diretoria da Aprobarpp (Associação dos Produtores de Batata-Doce de Presidente Prudente e Região) e um dos organizadores da feira, a Batatec está consolidada no calendário regional. “A expectativa é uma das melhores. Sempre buscamos repetir o sucesso da edição anterior, com inovações, mais expositores e grande adesão do público”, afirma.
Segundo o organizador, os preparativos seguem em ritmo acelerado, com a montagem dos estandes e a confirmação de atrações que já são tradição no evento. “Teremos nosso restaurante, com pratos à base de batata-doce, food trucks coordenados pela Feapp [Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente], shows ao vivo, e a 3ª edição da Corrida Batatec, no domingo pela manhã”, detalha Liberto.
A programação inclui ainda o Workshop Técnico de Produção, Inovação e Mercado, marcado para 25 de julho, dentro da Arena do Conhecimento Batatec Sicoob Credivale 2025. Com curadoria do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o espaço reunirá especialistas e produtores para troca de experiências, palestras e oficinas. As inscrições são limitadas, e os 120 primeiros inscritos terão direito a café da manhã e almoço gratuitos. Para se inscrever, é preciso preencher o formulário, cujo link está na bio do perfil @batatec_prudente no Instagram.
Conforme indica Liberto, mais do que um evento expositivo, a Batatec tem se destacado como vitrine da cadeia produtiva da batata-doce, atividade que ocupa hoje grande parte da mão de obra rural na região. Isso, segundo ele, ocorre em função da mecanização da cana-de-açúcar, que reduziu postos de trabalho no setor sucroenergético. “Enquanto as usinas empregam cada vez menos, a batata-doce ainda demanda trabalho manual, do plantio à colheita”, ressalta. O cultivo também movimenta a economia local. “A cultura da batata-doce emprega muita gente e ocupa uma parte significativa do território da nossa região. É uma atividade essencial, que movimenta o mercado”, pontua o organizador.
Neste ano, o membro da diretoria da Aprobarpp confidencia que há a expectativa de que seja lançado durante o evento o selo de IG (Indicação Geográfica) da batata-doce da região de Presidente Prudente, atualmente em fase final de análise pelo Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). “Esse selo é um reconhecimento que dará ainda mais visibilidade e credibilidade à nossa produção no mercado estadual e nacional”, explica.
Outro avanço importante é o projeto da CPL (Cadeia Produtiva Local) da batata-doce, do Programa Estadual de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Locais, que foi o único aprovado entre as 10 propostas submetidas a uma licitação com participação de prefeituras e órgãos públicos. “Agora vamos para a fase de detalhamento técnico e acreditamos que será consagrado em breve”, diz Liberto.
SERVIÇO
Evento: 6ª Batatec (Feira Tecnológica da Batata-Doce)
Data: 24 a 27 de julho de 2025
Local: IBC Centro de Eventos, Presidente Prudente
Entrada: Gratuita
Destaques: Arena do Conhecimento com palestras e workshops (25/07), Corrida Batatec (27/07, às 8h), praça de alimentação com pratos típicos, shows ao vivo e exposição de maquinários agrícolas
Mais informações estão disponíveis no perfil oficial da Batatec no Instagram: @batatec_prudente.
Divulgação/Batatec
Batatec está consolidada no calendário de eventos de Prudente