Batatec começa na próxima quinta com pratos e cervejas artesanais feitos com batata-doce

Além da estrutura gastronômica, evento contará com mais de 60 expositores, shows musicais, palestras, feiras de artesanato e capacitações; são quatro dias de festa

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 14/07/2023
Horário 14:53
Foto: Prefeitura de Prudente
Batatec, a Feira Tecnológica da Batata-Doce, será realizada por quatro dias no IBC Centro de Eventos
Batatec, a Feira Tecnológica da Batata-Doce, será realizada por quatro dias no IBC Centro de Eventos

Tem início, na próxima semana, a quarta edição da Batatec (Feira Tecnológica da Batata-Doce) no IBC Centro de Eventos, em Presidente Prudente. A festa ocorrerá de quinta a domingo, dias 20, 21, 22 e 23 de julho, e contará com ampla programação de atividades e praça de alimentação. O grande destaque são os pratos e a cerveja feitos com batata-doce, além de mais de 60 expositores. Haverá ainda shows musicais, palestras, feiras de artesanato e capacitações.

Na quinta-feira, a abertura do evento será a partir das 18h. Já nos demais dias, das 10h às 22h. O evento é uma realização da Prefeitura e Abrobarpp (Associação dos Produtores de Batata-Doce de Presidente Prudente).

Considerada a maior feira de batata-doce do Brasil, a Batatec aguarda milhares de pessoas de Presidente Prudente e de toda região. O evento tem como parceiros a Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo), Etec (Escola Técnica Estadual) Professor Doutor Antônio Eufrásio de Toledo, Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), IAC (Instituto Agronômico de Campinas) e Instituto Gourmet.

História da feira

De acordo com a organização, a batata-doce, a princípio, teve seu plantio na região de Presidente Prudente como uma opção na reforma de pasto, há cerca de 40 anos. Com o passar dos tempos, foi ganhando importância e, com a aptidão do solo e condições climáticas favoráveis que a região possui, a cultura se fortaleceu.

Foi diante desse cenário que surgiu a ideia do evento. Os produtores locais Mario Murakami, Ricardo Cremonezi, Renato Cremonezi, Nelson Monteiro, Luiz Rocha e Elio Portella buscavam um meio de promover e divulgar a batata-doce produzida na região, com o intuito de fomentar sua cadeia de produção, trazer mais tecnologia e sustentabilidade para seu cultivo e, deste modo, proporcionar um maior desenvolvimento nas atividades econômicas no setor industrial, comércio, turismo e serviços.

Após levarem a ideia ao conhecimento do poder público, foi publicado pela Prefeitura de Prudente o decreto nº 28.560, de 6 de dezembro de 2017, que criou a Comissão da Cadeia Produtiva da Batata-Doce, e sancionada a lei municipal nº 9.619, de 27 de fevereiro de 2018, instituindo o dia 15 de junho como o Dia Municipal do Cultivo da Batata-Doce. A partir desta data, os trabalhos começaram e uma equipe de produtores rurais, poder público, entidades públicas e privadas foi formada.

"O evento ocorre em nossa região, pois somos referência no Estado quando o assunto é batata-doce. A feira conta com palestras e espaços técnicos para que as empresas possam mostrar suas tecnologias, atuações no mercado e perspectivas futuras, tendo como público-alvo empresários do setor, empreendedores, técnicos, consultores, produtores rurais, profissionais ligados ao agronegócio, estudantes de graduação e a população em geral", aponta a organização. "Além da parte técnica, temos uma estrutura gastronômica com pratos e cervejas artesanais confeccionados a partir de variedades da batata-doce", pontua.

Publicidade

Veja também