Bate-papo aborda atualidade da cultura indígena

Ministrada pelo etnoarqueólogo Robson Rodrigues, atividade ocorre na quinta-feira, às 19h, no Bosque do Sesc

VARIEDADES - Da Redação

Data 12/04/2018
Horário 17:50

Quando você ouve a palavra “índio”, qual é a primeira imagem que vem em sua cabeça? Selvagem? Um homem de tanga? Mulheres praticamente nuas? Vivendo no mato, dormindo na rede? Talvez você seja livre destes estereótipos, mas, é fato que esses olhares preconceituosos sobre os índios permeiam a sociedade. O bate-papo “Cultura Indígena em Pauta” – que ocorre no dia 19 de abril, às 19h, no Bosque do Sesc – aborda a atualidade da cultura indígena e sua história na região oeste do Estado de São Paulo, bem como explica sua importância para a constituição da população regional, além de estimular o debate em torno da questão. Um olhar sobre a cultura indígena diferente da visão estigmatizada, que nos é ensinada logo nas primeiras séries da escola.
A atividade é comandada pelo etnoarqueólogo Robson Rodrigues, que atua como pesquisador e pós-doutorando do Incis (Instituto de Ciências Sociais) da UFU (Universidade Federal de Uberlândia). Ele traz ao público do Sesc informações baseadas em pesquisas etnoarqueológicas sobre a ocupação dos povos indígenas, desde o período pré-colonial.
A conversa ocorre em meio à instalação “Sai da Moita”, em exposição no Bosque do Sesc Thermas até 27 de maio. Em busca das identidades ocultas no território do Oeste Paulista, o artista paulistano Rodrigo Bueno criou uma série de obras em torno do passado quilombola, indígena e imigrante desta região.

19 de abril – Dia do Índio
Desde 1943, comemora-se no dia 19 de abril, em todo o país, o Dia do Índio. A data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas, em alusão ao 1° Congresso Indigenista, ocorrido no México, três anos antes. Discutir a questão indígena nas Américas, envolvendo as relações conflituosas travadas desde o início da ocupação do continente pelos europeus, foi a principal temática do congresso. Considerando o passado da opressão, os líderes indígenas resistiram ao congresso e, apenas no dia 19 de abril, decidiram participar dos debates. A partir de então, a data passou a marcar o Dia do Índio, em toda América.
Nem tudo são flores na questão indígena. A data remete a temas como meio ambiente, cultura, memória e reconhecimento histórico, mas, também, a questões como o desrespeito e a discriminação. Segundo o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2010, existem 305 etnias e 274 línguas indígenas faladas, além do português, mas a inclusão e a participação ativa dessas comunidades na sociedade brasileira e na escolha de seus destinos ainda são restritas.
Considerando a expectativa dos colonizadores, os índios criaram mecanismos de defesa e resistência. Mesmo com tantas tentativas de escravização e levantes, que levaram ao extermínio de muitos povos, atualmente os índios ocupam 11% do território brasileiro.

Com AI

SERVIÇO

AÇÕES PARA A CIDADANIA
Bate-Papo – Cultura Indígena em Pauta
Com o etnoarqueólogo e pós-doutorando do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia
Quando: Dia 19 de abril, quinta-feira
Horário: Às 19h
Local: No Bosque do Sesc Thermas
Grátis
Classificação indicativa: 10 anos

Publicidade

Veja também