Bebê diagnosticado com leishmaniose morre no HR

Criança de apenas oito meses deu entrada no dia 4 deste mês na unidade hospitalar e veio a óbito no sábado, em Prudente

PRUDENTE - MARIANE GASPARETO

Data 16/05/2017
Horário 10:26
 

Um bebê de oito meses morreu no sábado diagnosticado com LVA (leishmaniose visceral americana), no HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, em Presidente Prudente. A criança, que é de Panorama, deu entrada na unidade hospitalar no dia 4 deste mês e evoluiu para óbito. Segundo o HR, o bebê "recebeu os cuidados intensivos da equipe médica e de enfermagem, mas não resistiu".

Jornal O Imparcial De acordo com a Prefeitura, cães recebem testes rápidos desde o começo do ano em Panorama

A Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Panorama aguarda pela confirmação do caso pelo Hospital Regional, mas enquanto isso não ocorre já foi iniciado o manejo ambiental no bairro Marrecas, onde a criança morava. O órgão está realizando a poda de árvores e eliminando toda matéria orgânica em decomposição nos terrenos baldios para reduzir a quantidade de locais que forneçam condições de proliferação ao vetor.

A borrifação só poderá ser iniciada após essa etapa, mas isso deve ocorrer ainda nesta semana, garante o município. Todos os cães estão recebendo testes rápidos para LVC (leishmaniose visceral canina) desde o começo do ano, conforme a vigilância, com a coleta do sangue dos animais, que é enviada para o Instituto Adolfo Lutz. Nos casos confirmados, o cão sofre eutanásia.

 

Casos antigos

Essa não é a primeira vez que Panorama registra um caso de LVA ou até um óbito por conta da doença. Em 2016 foram três ocorrências confirmadas – uma delas na qual o paciente também faleceu – mas em 2017 ainda não havia sido formalmente notificado nenhum caso positivo da doença.

A Prefeitura de Panorama lembra que tem orientado a população no sentido de diminuir o índice de infestação do mosquito-palha, transmissor da doença, durante as visitas realizadas pelos agentes de controle de vetor e agentes de saúde.

 
Publicidade

Veja também