Beisebol de PP se despede do eterno sensei Paulo Yamane

Últimas homenagens são recebidas na Casa de Velório Athia e sepultamento está marcado para 16h40 desta terça-feira, no Cemitério São João Batista

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 09/01/2024
Horário 13:08
Foto: Cedida
Ex-vereador e lenda do beisebol prudentino nos deixou nesta segunda-feira, aos 75 anos
Ex-vereador e lenda do beisebol prudentino nos deixou nesta segunda-feira, aos 75 anos

Uma vida dedicada ao beisebol, esporte que fez dele, que era natural de Bastos, um grande treinador, ou melhor, o eterno “sensei” de centenas de atletas prudentinos. A palavra em japonês, usada como um título honroso para tratar com respeito um professor ou um mestre, era usada por todos para se referir a ele: “sensei Paulo Yamane”, que nos deixou nesta segunda-feira, aos 75 anos. Ex-vereador de Presidente Prudente, chegou a comandar a seleção brasileira em certo momento da sua trajetória, conforme relata seu então auxiliar técnico, Lucas Saito, 44 anos. As últimas homenagens são recebidas na Casa de Velório Athia e o sepultamento está marcado para 16h40 desta terça-feira, no Cemitério São João Batista. A causa da morte não foi divulgada.
Nascido em 12 de janeiro de 1949, Paulo Yamane chegou ao oeste paulista na década de 70. “Sua contribuição para o beisebol e softbol da Acae (Associação Cultural, Agrícola e Esportiva) é enorme. Centenas de atletas, um exemplo de cidadão e sempre preocupado com o bem-estar do próximo. Um grande pai para todos nós”, diz Saito, sobre as mais de seis décadas dedicadas pelo treinador à modalidade.
“Convivi com sensei Paulo nos últimos sete anos como seu auxiliar técnico das categorias de base da Acae e ele se dedicou ao beisebol e ao softbol da Acae como atleta e sensei. Foram centenas de jovens, garotos e garotas, que foram treinados pelo sensei. Além de técnico, foi um excelente atleta desde sua infância até as categorias dos veteranos”, recorda o companheiro de trabalho. “Sempre muito ativo, disposto, e com muita paciência e bondade com os atletas. Todos sentimos muita gratidão pelo sensei e pela pessoa que nos mostrou ser”, complementa.Ao logo de sua vida, Paulo Yamane dividiu sua atenção ao esporte, em determinados períodos, com a política, já que chegou a atuar como vereador no Legislativo prudentino por um mandato, de 1997 a 2000, quando ocupou o cargo de ex-presidente da Casa de Leis. Ainda, concorreu ao pleito em 2016 e 2020, mas não chegou a ser eleito nas duas últimas oportunidades.
Na tarde desta terça-feira, a 18ª Legislatura da Câmara Municipal divulgou a uma nota de pesar aos familiares e amigos. “Yamane foi eleito para a 12ª Legislatura, que ocorreu de 1997 a 2000, com 1.429 votos; foi vice-presidente no Biênio 1999/2000 e exerceu a chefia do Legislativo prudentino por um período, no último ano do mandato”, pontua a Assessoria de Imprensa, que ainda complementa que o treinador, político eleito, também foi durante muitos anos funcionário da antiga Telesp (Telecomunicações de São Paulo S/A), onde se aposentou e depois veio a trabalhar no Grupo Matsuda.

Homenagens
Em outubro de 2023, foi homenageado mais uma vez com a 2ª Edição do Torneio Paulo Yamane de Beisebol, evento promovido pela Acae, associação que concentra inúmeros fãs e admiradores do sensei. Nas redes sociais, tanto a associação, quanto alunos e amigos, lamentaram o seu falecimento. 
“Sensei Paulo Yamane, grande homem com grandes ensinamentos e dedicação ao próximo. Nunca esquecerei sua humildade e dedicação em ensinar o beisebol e outras tantas lições de vida, em um momento de formação como cidadão. Obrigado sensei! Vá em paz”, escreveu Bruno Magro. “Meus sinceros sentimentos a todos da família. Paulo, um ser humano abençoado. Descanse em paz”, apontou Esmera Alberti.
“É com pesar que comunicamos o falecimento do sensei Paulo Yamane. Iniciou a carreira na Acae em 1986, com muitas conquistas e título, ajudou na formação de muitos atletas, deixando um grande legado. Sua ausência será sentida por todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Descanse em Paz!”, publicou a associação em seu perfil nas redes sociais.

Técnico das categorias de base da Acae, chegou a comandar a seleção brasileira durante sua trajetória

Foto: Redes sociais

 

Foto: Câmara Municipal de PP
Yamane exerceu chefia do Legislativo prudentino por um período

Publicidade

Veja também