A equipe Acae/Hinomoto/Semepp, de Presidente Prudente, disputa entre amanhã e domingo o Campeonato Brasileiro de Beisebol Interclubes Pré-infantil. A competição terá a participação de atletas com idade entre 8 e 10 anos. Os jogos serão disputados em Londrina, nos campos da Acel (Associação Cultural e Esportiva de Londrina). No total, 17 equipes estão inscritas no torneio, além da equipe prudentina. São elas: Atibaia, Bastos, Cooper clube, Gecebs, Guarulhos, Indaiatuba, Londrina, Marília, Maringá, MBA, Copasul/Naviraí, Nikkei Curitiba, Nippon Blue Jays, Nova Esperança, Pinheiros e Tozan.
A reportagem de O Imparcial acompanhou o treino da equipe na tarde de ontem e conversou com o treinador Paulo Yamane. Sempre reforçando que o principal objetivo é a educação dos atletas mirins, o técnico conta que alguns torcedores não presenciaram o treino, pois tinham provas. “Nós priorizamos a formação, tanto escolar quanto social”, conta.
Mas o treinador também cita a importância do beisebol na vida dos meninos que fazem parte da equipe. “Esse é o primeiro passo para o brasileiro, treinamos bem, sabemos da nossa condição técnica que não é tão alta, já que a equipe é muito nova”, explica.
Outro desafio que também faz parte da formação desses jovens atletas é o de fazer que eles gostem de beisebol, já que não é um esporte tão conhecido no Brasil. “Tudo na formação é importante. Muitos deles nós buscamos antes dos treinos e levamos depois, os familiares acompanham muito”, comenta o técnico.
Sobre as viagens, o treinador relata que é divertido viajar com a garotada. “Eles se divertem. Dias antes já preparam as malas, tem muito interesse quando se trata de um Campeonato Brasileiro”. Durante o treino, os meninos provam esta diversão, sem envolver problemas, mostrando que fazem por gostar e por admirar o esporte.