Há 50 anos, a Biblioteca da FCT tem sido cenário de estudos, pesquisas, encontros e histórias. Para celebrar essa trajetória será realizada uma programação especial nos dias 30 e 31 de outubro, com atividades abertas à comunidade acadêmica e externa. O evento busca valorizar a memória institucional, reunir a produção científica do campus e promover momentos de reflexão sobre o futuro das bibliotecas universitárias.
“Celebrar os 50 anos do prédio da nossa Biblioteca é muito mais do que olhar para uma trajetória arquitetônica. É reconhecer a história viva de um espaço que, ao longo de cinco décadas, acolhe, inspira e conecta gerações. Neste ano, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca assume um caráter especial, trazendo uma programação diferenciada para marcar essa data tão significativa”, afirma a diretora da Biblioteca, Micheli Oshima.
O título do evento “50 Anos em Movimento: Entre Memórias e Futuros” traduz a essência da celebração: revisitar nossa trajetória, homenagear aqueles que contribuíram para sua construção e, ao mesmo tempo, projetar novos horizontes para as próximas décadas. Todas as atividades foram pensadas para dialogar com os eixos de ensino, pesquisa, extensão, cultura e gestão da memória, fortalecendo a identidade institucional e reafirmando o papel essencial da Biblioteca na vida acadêmica e social da universidade.
As comemorações começam na quinta-feira (30), às 8h30, com a sessão solene de abertura, seguida da apresentação “Memória Viva – A construção da Biblioteca ao longo de cinco décadas”, o lançamento da exposição “50 anos em 50 imagens”, a exibição do teaser do documentário “Vozes da Biblioteca”, além da homenagem “Nomes que Marcaram Caminhos” a ex-diretores e colaboradores. Por fim, a manhã será encerrada com apresentação musical de Bruno Sanches.
Na parte da tarde, às 15h30, a programação continua com a exposição “Leituras Visuais: O Olhar dos Estudantes sobre a Biblioteca”, organizada pelo Prof. Dr. Claudemilson dos Santos e alunos do primeiro ano do curso de Arquitetura e Urbanismo, em parceria com o Sesc. Já pela noite, às 20h30, o Sesc Thermas recebe o show “Um Brasil em versos e canções”, da cantora e violonista Miriam Samorano, que revisita clássicos da MPB em homenagem aos 50 anos da Biblioteca. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos no dia do evento.
“Esse processo foi construído coletivamente, ao longo de meses de dedicação, envolvendo servidores, bolsistas e parceiros, em um movimento de resgate da memória, organização de exposições, curadoria de acervos e criação de ações abertas a diferentes públicos. Assim, nossa programação reúne exposições, oficinas, palestras, homenagens e atividades lúdicas, compondo um mosaico que valoriza a identidade da Biblioteca e amplia seus diálogos com a comunidade”, destaca Micheli sobre o planejamento do evento.
MAIS AÇÕES
Para a sexta-feira (31), a programação começa às 8h, com o projeto “Primeiros Sentidos, Primeiras Leituras: A Biblioteca dos Pequenos”, que receberá crianças e famílias do CEI (Centro de Educação Infantil) para atividades de contação de histórias, confecção da carteirinha do leitor mirim e um café especial na pracinha da Biblioteca. Na sequência, às 9h, o Prof. Dr. Fábio Sampaio Rosas, diretor da Biblioteca da FCAT (Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas), Unesp de Dracena, ministra a palestra “Um olhar sobre o horizonte das métricas científicas e as implicações éticas no fazer ciência”, discutindo os desafios atuais da avaliação da produção científica.
À tarde, às 14h, será realizada a oficina “Entre Costuras e Páginas: Encadernação Artesanal”, ministrada pela supervisora da Stati (Seção Técnica de Aquisição e Tratamento da Informação), Alessandra Kuba, oferecendo uma experiência prática aos participantes. O encerramento do evento está previsto para às 16h, no salão de estudos da Biblioteca, com a apresentação “Das Ruas ao Prédio”, com Som de Preto.
“Convidamos toda a comunidade a participar desta celebração. É a oportunidade de revisitar histórias, criar novas memórias e projetar o futuro da nossa Biblioteca, um espaço que, há cinco décadas, é lugar de encontro com o conhecimento, a cultura e a cidadania, e que continuará em movimento pelos próximos 50 anos”, finaliza Micheli.
Paralelamente às atividades dos três dias, o público poderá visitar exposições que seguem abertas até 7 de novembro, como “50 anos em 50 imagens”, no Salão de Estudos, “Ecos do Passado: Arquitetura, Documentos e Lembranças dos 50 anos da Biblioteca da FCT”, com plantas e registros históricos, e “Ecos do Passado: Memórias que Tocamos”, que convida os visitantes a interagir com equipamentos que marcaram a trajetória das bibliotecas, como máquinas de escrever e catálogos de fichas. Também será possível conhecer a mostra “Olhares sobre o Tempo: 50 anos de Produção Científica da FCT”, disponível em formato físico e digital, além da “Cápsula do Tempo: Sussurros para o Futuro”, que reunirá mensagens e reflexões sobre como será a Biblioteca em 2075. Integra também a programação o lançamento do “PodEstante: o Podcast da Biblioteca” e a montagem colaborativa de um quebra-cabeça de 2000 peças.
Fotos: Cedidas

Há 50 anos, biblioteca é palco de muitas atividades

Milhares de estudantes já estiveram pelos corredores do local