Bibo Pai e Bóbi Filho

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 09/01/2024
Horário 08:50

Os criadores e desenhistas William Hanna e Joseph Barbera criaram uma série de desenhos animados clássicos entre as décadas de 1950 e 1970 que atravessaram gerações e encantam até hoje. Uma de suas grandes criações eram os personagens Bibo Pai e Bóbi Filho (Augie Doggie e Doggie Daddy) que tiveram uma série de desenhos vinculados em temporadas a partir de 1959, como coadjuvantes do desenho Pepe Legal (The Quick Draw McGraw Show). O desenho girava em torno das desventuras de uma dupla de cães, o pai Bibo e o filho Bóbi. Bibo fazia de tudo para impressionar e educar seu filhote da melhor forma possível, enquanto Bóbi recebia os conselhos, amando-o incondicionalmente e se referindo a ele com “Ó meu querido pai”. A mútua admiração e amizade era o tema principal dos episódios. Foram criados 45 desenhos em três temporadas até 1962 e reexibidos exaustivamente ao longo do tempo. A dublagem clássica brasileira dos estúdios AIC São Paulo e BKS era um achado à parte com as vozes feitas por Waldir Guedes e Flávio Dias (Bóbi) e Rogério Márcico e Francisco Borges (Bibo). 
    
“Idosos magoados”

O envelhecimento pode trazer uma série de danos corrosivos nos sentimentos da pessoa idosa, mas também a maior rigidez de personalidade e redução de flexibilidade de adaptações podem fazer com que muitos se magoem com mais facilidade. Obviamente, grosserias e palavras ríspidas são determinantes de mágoas e feridas significativas, mas em determinadas situações, uma simples brincadeira ou um comentário banal pode ser suficiente para que alguns idosos “peguem ar”. Conflitos de relacionamentos prévios podem ser o estopim para este panorama, mas muitas vezes, ele ocorre mesmo em relações familiares saudáveis e afetuosas. As fragilidades inerentes do envelhecimento podem torná-lo menos maleável, ou até mesmo o frequente receio de estar incomodando ou atrapalhando faz com que acabe enxergando conflitos onde nem sempre tem. Alguns precisam ser continuamente regados com mimos e atenções, e quando isso não ocorre conforme suas expectativas (até por falta de tempo ou correrias habituais da vida moderna), acabam se ofendendo ou até imaginando explicações fantasiosas, que se não corrigidas, podem se avolumar e criar campos minados nas relações parentais. Dificuldades auditivas e visuais podem deixar o idoso mais retraído ou com dificuldade de interação, e sentimentos de exclusão podem brotar. Quando não entendem algo, os interlocutores inconscientemente sobem o tom, e o idoso acaba interpretando que estão gritando ou sem paciência. Quando perceberem algum ruído na comunicação familiar, a melhor receita é sempre o diálogo e a conversa franca e, na medida do possível, pavio longo de ambas as partes. Resiliência e resignação caminham juntas.  

Dica da Semana

Desenhos 

Clássicos Animados de Hanna-Barbera:
Os estúdios Hanna-Barbera produziram inesquecíveis desenhos animados que ainda podem ser revistos em streaming ou vídeos no YouTube e DVDs. Alguns dos mais antigos: Dom Pixote, Jambo e Ruivão, Plic, Ploc e Chuvisco, Zé Colméia, Olho Vivo e Faro Fino, Wally Gator, a Tartaruga Touché, Lippy e Hardy, Maguila o Gorila, Coelho Ricochete, Bacamarte e Chumbinho, A Formiga Atômica, O Xodó da Vovó, Zé Buscapé, Esquilo Sem Grilo, Lula Lelé, A Feiticeira Faceira. Divertidos e inocentes tempos. 

Publicidade

Veja também