Big Band do Oeste Paulista anuncia 1ª apresentação e ensaios abertos gratuitos

Além de show fechado no dia 23 de maio, no Teatro Paulo Roberto Lisboa, grupo ofertará à população experiência musical nos dias 29 de abril e 13 de maio

VARIEDADES - MELLINA DOMINATO

Data 17/04/2024
Horário 09:00
Foto: Divulgação
Grupo instrumental associado ao jazz se reúne para ensaios uma vez por semana 
Grupo instrumental associado ao jazz se reúne para ensaios uma vez por semana 

Com o intuito de promover a música e a cultura local, fortalecendo a região e transformando Presidente Prudente em um centro musical de referência, a recém-formada Big Band do Oeste Paulista anuncia para o dia 23 de maio sua primeira apresentação oficial, às 20h, no Teatro Municipal Paulo Roberto Lisbôa, no Centro Cultural Matarazzo, com seus 17 músicos. No entanto, em dois ensaios abertos gratuitos, ofertará à população em geral uma oportunidade de conhecer mais sobre o processo de formação de uma big band - expressão da língua inglesa que indica um grande grupo instrumental associado ao jazz -, e de se envolver em uma experiência musical: dia 29 de abril, das 19h30 às 21h, no Sesi (Serviço Social da Indústria) da Vila Furquim, e no dia 13 de maio, das 19h às 21h, na Praça Nove de Julho.

A formação do grupo do oeste paulista partiu de um projeto proposto por Paulo Moreira, produtor executivo e também responsável pelo saxofone tenor, contemplado através da Lei de Incentivo Paulo Gustavo e da Secretaria Municipal de Cultura. “A proposta inicial é realizar os shows em Prudente, onde o projeto foi concebido e onde está sediada a Big Band do Oeste Paulista. No entanto, a expansão para outras cidades da região e até mesmo do Estado está nos planos futuros do projeto. A ideia é levar a música da big band para diferentes públicos, ampliando assim o alcance cultural e promovendo o intercâmbio artístico em diversas localidades”, frisa o artista.

Paulo conta que a ideia para a formação da Big Band do Oeste Paulista nasceu de uma conversa entre ele e Rodrigo Rios, renomado músico, produtor e diretor musical, que atua como membro votante da Academia do Grammy (Recording Academy), com vasta experiência e uma carreira internacional consolidada. “Rodrigo, que atualmente tem morado uma boa parte do seu tempo em nossa cidade, possui um profundo conhecimento da linguagem do jazz e das big bands, já tendo trabalhado com grandes ícones do estilo, como Kurt Elling, Dee Dee Bridgewater, Johnny Mathis, Count Basie Orchestra, e vários outros”, relata. 

“Durante nossas conversas, percebemos que em nossa região sempre houve uma quantidade significativa de instrumentistas de sopros, no entanto, muitos deles não tinham oportunidades para se engajar em grupos musicais que explorassem plenamente seu talento”, recorda. Foi então, segundo Paulo, que surgiu a ideia de promover um workshop para interessados, realizado em agosto de 2023, através do Sesc Thermas. “Este evento não apenas proporcionou uma plataforma para os músicos locais se reunirem, mas também nos forneceu o embasamento necessário para participar de outras leis de incentivo cultural, impulsionando assim a criação deste grupo musical tão especial”, promove.

O grupo

Além de Paulo no saxofone tenor, e Rodrigo, que atua como produtor, diretor musical e baterista, o grupo é composto por outros 15 artistas. Também nos saxofones: Sandro Rocha (barítono), Lucas Taniguti (saxofone alto), Fabiana Matricardi (saxofone alto), Bruno Henrique (saxofone tenor). Nos trombones: Fabiano Gaspar, Celso Santana, Caio César e Bruno Bocal. Trompetes: Marlon Camatari, Wladimir Jr., Lucas Henrique e Matheus Mendes. No baixo: Kadu Galli, e na guitarra: Laerte Lima. Quanto ao pianista, este ainda está em processo de seleção. 

“Nossa Big Band segue uma formação tradicional e contempla os seguintes instrumentos musicais: quatro trompetes, quatro trombones, cinco saxofones, piano, guitarra, contrabaixo acústico e bateria. Esses instrumentos são essenciais para criar o som característico e encorpado das big bands, permitindo uma variedade de texturas e arranjos musicais. O número exato de instrumentos pode variar dependendo do arranjo específico da banda e das preferências do diretor musical”, ressalta o produtor executivo.

Quanto ao repertório, este abrange uma seleção diversificada de clássicos do jazz e peças icônicas de renomados compositores e arranjadores. Entre as músicas a serem apresentadas, incluem-se obras de Count Basie, Quincy Jones, Glenn Miller, entre outros grandes nomes do jazz. “Algumas das composições que serão interpretadas durante o show de lançamento incluem “Moonriver”, “I Can't Stop Loving You”, “Moonlight Serenade” e várias outras peças que celebram a rica tradição musical das big bands”, frisa.

Os ensaios são realizados uma vez por semana, com uma duração de duas horas por sessão. Durante esse tempo, os músicos trabalham em conjunto para aprimorar o repertório, desenvolver habilidades técnicas e garantir a coesão do grupo. Sob a orientação do diretor musical e dos líderes de seção, os encontros são momentos de aprendizado, colaboração e dedicação à música. “Estamos abertos para parcerias e patrocínios de empresas e amantes da música que compartilham conosco o desejo de fortalecer e enriquecer nossa cena musical local”, promove Paulo, que convida os moradores da região a acompanharem o trabalho da banda no @bigbandoestepaulista.



 

Publicidade

Veja também