Bioma Mata Atlântica

A Mata Atlântica é um complexo ambiental que engloba cadeias de montanhas, vales, planaltos e planícies de toda a faixa continental atlântica leste brasileira. Quando os primeiros europeus chegaram ao Brasil, em 1500, a Mata Atlântica cobria 15% do território brasileiro. Sua região de ocorrência abrangia integralmente ou parcialmente atuais 17 Estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Seu principal tipo de vegetação é a floresta ombrófila densa, normalmente composta de árvores altas e relacionadas a um clima quente e úmido. Um mapeamento encomendado pelo Ministério do Meio Ambiente mostra que existem hoje 27% de remanescentes, incluindo os vários estágios de regeneração em todas as fisionomias, tais como florestas, campos naturais, restingas e manguezais. Entretanto, o percentual de remanescentes bem conservados é de apenas 7,26%, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em 2008, e atualmente é reconhecida como o bioma brasileiro mais descaracterizado.

Mesmo reduzida e muito fragmentada, estima-se que a Mata Atlântica possua cerca de 20.000 espécies vegetais

Mesmo reduzida e muito fragmentada, estima-se que a Mata Atlântica possua cerca de 20.000 espécies vegetais. Se comparada com a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica apresenta proporcionalmente ao seu tamanho, maior diversidade biológica. Estima-se que cerca de 120 milhões de pessoas vivem na área de domínio da Mata Atlântica, que dependem da preservação dos remanescentes, os quais mantém nascentes, regulando o fluxo dos mananciais d´água, que abastecem as cidades e comunidades do interior, ajudam a regular o clima, a temperatura, as chuvas, além de assegurar a fertilidade do solo e proteger escarpas e encostas de morros.

A situação crítica da Mata Atlântica fez com que a ONG (organização não-governamental) denominada Conservação Internacional incluísse o bioma entre os cinco primeiros colocados na lista de Hotspots, que identifica 25 biorregiões selecionadas em todo o mundo, consideradas as mais ricas em biodiversidade e, ao mesmo tempo, as mais ameaçadas.

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também