Presidente Prudente atingiu 61,12% de alunos alfabetizados ao final do 2º ano do ensino fundamental em 2024, superando não apenas a meta estabelecida para a cidade (58,37%), mas ficando à frente do índice nacional (59,2%) no mesmo período. Os dados foram divulgados pelo MEC (Ministério da Educação).
Conforme a Prefeitura, o resultado demonstra uma evolução significativa, já que, em 2023, o percentual de alunos alfabetizados era de 54,1%.
"Superar a meta nacional de alfabetização é um motivo de grande orgulho para a nossa cidade e reafirma o compromisso com o futuro das crianças prudentinas", destacou o prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Republicanos). "A educação é a ferramenta mais poderosa para transformar vidas e ver Prudente se destacando neste cenário é a prova de que estamos no caminho certo, construindo uma sociedade mais justa e com oportunidades para todos", completou.
A meta para 2025 é seguir evoluindo e alcançar o índice de 62,54% de alfabetização. Para chegar a esta marca, a secretária municipal de Educação, Karina Gomes, ressalta que, entre as principais iniciativas desenvolvidas, destacam-se ações de climatização e revisão elétrica das escolas, com a instalação de 200 aparelhos de ar-condicionado neste ano, proporcionando um ambiente mais confortável e propício ao aprendizado; e organização detalhada das atribuições de classes, além de programas contínuos de formação para docentes, gestores e escriturários, assegurando alinhamento pedagógico e eficiência administrativa.
Também são enfatizados a aquisição de materiais pedagógicos atualizados para as disciplinas de Matemática, Geografia, Ciências e, primordialmente, Língua Portuguesa, fundamentais para o processo de alfabetização; e a implementação de programas de formação em serviço para a equipe técnica (com participação em congressos e seminários sobre tecnologia e inovação e educação integral) e, de forma específica, para gestores, orientadores pedagógicos e professores, por meio dos programas LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil) e Alfabetiza Juntos, que fortalecem as metodologias de ensino.
"Além disso, as atividades do Programa de Educação Integral Cidadescola estão sendo retomadas, com o relançamento do chamamento público para as oficinas, ampliando o tempo de permanência do aluno na escola e oferecendo atividades complementares que enriquecem o desenvolvimento educacional e social", pontua o Executivo.