O Instituto Sereia de Presidente Prudente mantém, entre outros projetos, o “Varal Solidário”, que funciona há 6 anos, diariamente, sábados, domingos e feriados. O varal fica localizado na Rua Quinze de Novembro, nº 677 (esquina com a Rua Fagundes Varela), no Jardim Aviação.
Segundo Osvaldo Sereia, idealizador do instituto, o “Varal Solidário” era realizado de forma itinerante, bimestralmente. Com a chegada da pandemia, as atividades que poderiam gerar aglomeração foram proibidas. “Nesse contexto, surgiu a ideia de fixar varais e colocar as roupas na calçada do instituto para que a pessoas pudessem levar sem causar aglomerações. A ideia inicial era que funcionasse por três meses, que era o tempo que imaginávamos que duraria a pandemia. Como ela se estendeu, o varal se estendeu com ela. A experiência foi tão positiva que, mesmo com o fim da pandemia, optamos por continuar com o varal”.
De acordo com Osvaldo, o instituto aceita todos os tipos de doações, como roupas, calçados, eletrodomésticos, brinquedos e demais itens de pequeno porte. “No caso de móveis, direcionamos para as famílias necessitadas. Também colocamos rações para cães e gatos nos comedouros que mantemos. Demais itens que não utilizamos, repassamos para entidades que possam deles se utilizar. Em suma, recebemos tudo”.
As doações podem ser levadas para o Instituto Sereia. Osvaldo ressalta que as doações de roupas podem também ser colocadas diretamente no varal. “Só pedimos que não deixem sacos com roupas próximo ao varal, pois as pessoas acabam pegando o que lhe interessa, deixando o resto jogado pelo chão. Para quantidades maiores que a pessoa não possa nos trazer, poderá entrar em contato pelo WhatsApp para combinarmos a retirada. Nosso número é [18] 9660 5167”.
Osvaldo afirma que não tem previsão de parar com o “varal”, pois as doações têm sido frequentes, assim como a procura. “Atualmente, são colocadas mais de 200 peças por dia, o que dá uma distribuição de mais de 6 mil peças por mês. Basta chegar no varal e retirar o que necessita, independentemente do dia e horário, já que o varal fica exposto todos os dias ininterruptamente, 24 horas por dia, com reposições diárias”.
Osvaldo explica que são várias questões que envolvem a permanência dessa iniciativa. “Primeiro, temos a questão ambiental, pois muitos itens, sendo reaproveitados por quem precisa, deixam de fomentar o já complicado problema de descartes de resíduos”, inicia. O segundo, conforme explica, é facilitar que os itens que não servem mais para as pessoas possam encontrar de forma fácil quem deles necessite, pois, muitas vezes, ao descartar o que não serve mais, existe a dificuldade de encontrar para quem doar, pois roupas têm muitas variantes, como tamanho, modelo, gênero, etc. “Assim, quem pretende doar tem um ponto comum para doação e quem precisa dos itens também tem um ponto comum para retirar. É um grande facilitar”.
O terceiro, de acordo com Osvaldo, é a economia para as famílias necessitadas. “Os relatos dessas famílias têm sido bastante motivadores para continuar o projeto. A grande incidência de pessoas no período noturno mostra que quem trabalha durante o dia pode encontrar ali, nos horários que não esteja trabalhando, o que precisa”.
Osvaldo ressalta ainda que, apesar da grande quantidade de roupas que são distribuídas todos os dias, existe uma enorme necessidade de roupas masculinas, pois a grande maioria de roupas doadoas são femininas. “Assim, fazemos um apelo aos homens que doem mais aquelas roupas que não são mais utilizadas, pois a procura por roupas masculinas é muito grande”.
Para saber mais sobre o Varal Solidário e outras iniciativas do Instituto Sereia basta acessar o canal no Youtube (https://www.youtube.com/user/institutosereia/videos) ou no site: www.sereia.org. O Instituto Sereia fica localizado na Rua Quinze de Novembro, nº 677 - no Jardim Aviação.
O Varal Solidário é uma realização do Instituto Sereia e todos os esforços para que ele funcione são dos voluntários da instituição. O Instituto Sereia é uma entidade sem fins lucrativos que tem por finalidade congregar pessoas física e jurídicas com o propósito de promover atividades direcionadas à educação, cultura, meio ambiente e ações que visem à formação moral, bem-estar, conscientização e valorização da vida.
Fotos: Cedidas


“Varal Solidário” do Instituto Sereia de Prudente é mantido há seis anos