Diretores de ótica de Prudente desenvolvem projeto de saúde e bem-estar

Oficina “Cuidar de si para cuidar do outro” quer contribuir para o desenvolvimento social, através do olhar que coloque o bem-estar emocional como prioridade

REGIÃO - Cassia Motta

Data 03/01/2026
Horário 07:18
Foto: Cedida
Projeto foi apresentado para 20 representantes de prefeituras da região
Projeto foi apresentado para 20 representantes de prefeituras da região

O projeto “Cuidar de si para cuidar do outro” é uma iniciativa da direção da Ótica Pôr do Sol, de Presidente Prudente. Letícia Lacerda, uma das diretoras, explica que faz parte da cultura da empresa trabalhar as ações sociais. Ela conta que a ideia surgiu através do desejo de ampliar sua contribuição para a sociedade. “Nós conhecemos a Paulina Paulino, que é educadora com formação em gestão pública e articuladora de ações em favor da preparação do cidadão a exercício da sua cidadania, e nos conectamos e apresentamos a ela nossas ações sociais e o projeto ‘Entre olhares e corações’, que tem como objetivo promover benefícios à sociedade através das nossas conexões. Então, juntos, desenvolvemos um projeto para levar saúde e bem-estar aos municípios da nossa região e aí surgiu a oficina ‘Cuidar de si para cuidar do outro’, que foi desenvolvida pelo psicólogo Edson Farias, que abraçou a ideia e entrou para agregar”, explica Letícia.

O profissional responsável em ministrar as oficinas é o psicólogo Edson Farias, pós-graduado em Psicologia e Saúde e com atuação clínica fundamentada na abordagem psicanalítica. “Edson oferece cuidado emocional baseado na escuta qualificada, acolhimento e presença, além de possuir experiência em contextos de alta complexidade, com destaque para a atuação na UTI [Unidade de Terapia Intensiva] Coronariana e no ambiente hospitalar acompanhando pacientes e familiares em processos de luto, diagnósticos delicados e situações de crise, sempre com foco na humanização do cuidado”.

O projeto foi apresentado para 20 representantes de prefeituras da região. De acordo com Letícia, as oficinas possuem calendários já estabelecidos e vão ocorrer entre os meses de fevereiro e junho de 2026, e cada município interessado vai contemplar 40 participantes. “De acordo com a agenda, o município deverá realizar a reserva de sua data previamente, datas essas que já foram 50% preenchidas no dia do encontro com as prefeituras”.

As oficinas são direcionadas ao público adulto, sendo funcionários públicos ou moradores em geral. “As oficinas têm o objetivo de gerar conexões e contribuir para o desenvolvimento social, através da experiência em pausar e olhar para a vida de forma que coloque o bem-estar emocional ao centro, dando a devida importância para algo que é tão falado, porém, como um tabu. Talvez seja a primeira oportunidade de um indivíduo adulto olhar para dentro de si junto a um profissional de psicologia e esse impacto irá abranger seu meio de convívio”, observa Letícia.

Cedida

Letícia Lacerda e o psicólogo Edson Farias na apresentação do projeto para prefeituras

Publicidade

Veja também