Bispo diocesano divulga novas recomendações às paróquias

Missas ou demais atividades religiosas podem ser prolongadas até às 19h45, uma vez que o decreto estadual do toque de restrição compreenderá, a partir de amanhã, das 20h às 5h

REGIÃO - WEVERSON NASCIMENTO

Data 05/03/2021
Horário 16:25
Foto: Diocese de Presidente Prudente 
Missas ou demais atividades religiosas podem ser prolongadas até às 19h45
Missas ou demais atividades religiosas podem ser prolongadas até às 19h45

O bispo diocesano de Presidente Prudente,  dom Benedito Gonçalves dos Santoss, encaminhou às paróquias da Diocese um informe com os protocolos de segurança que devem ser adotados por elas durante a vigência dos novos decretos (estadual e municipal), referentes ao endurecimento das medidas de enfrentamento à Covid-19. Entre as orientações está o horário máximo das celebrações noturnas que podem se entender até às 19h45. A medida é válida para toda Diocese e segue até o dia 19 deste mês, data em que o Estado fará um novo pronunciamento sobre o agravamento da pandemia.
De acordo com o bispo, para se adequar ao decreto estadual do toque de restrição, que passa a vigorar das 20h às 5h a partir de amanhã, missas ou demais atividades religiosas podem ser prolongadas somente até às 19h45, restando, assim, 15 minutos para o deslocamento dos fiéis até suas residências.
Neste período de restrição, ele pede que os cânticos, homilias e/ou reflexões sejam resumidos e, se necessário, podem omitir algum cântico nas celebrações.
Além de acatar o decreto estadual e as vigências adotadas pela Diocese, o bispo reforça a necessidade de cada paróquia seguir as orientações impostas pela Prefeitura local.

Atividades religiosas

O funcionamento de igrejas, templos e demais estabelecimentos religiosos deve seguir protocolos sanitários disponibilizados pelo governo de São Paulo. As atividades religiosas passaram a ser consideradas essenciais após assinatura de decreto pelo governador João Doria (PSDB), nesta segunda-feira. 
Em Presidente Prudente, após publicação do Decreto 31.783/2021, pela Prefeitura, as igrejas, templos e demais locais de rituais religiosos ficam autorizados a funcionar até às 19h45, com limitação de 30% da capacidade de acomodação do local, além de seguir à risca as medidas de higiene.

Publicidade

Veja também