Black Friday

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 13/11/2021
Horário 04:30

O tão esperado Black Friday, considerado o dia de queima de estoques de produtos por preços irresistíveis (ou nem sempre), foi consagrado pela internet. Entretanto, parte deste movimento vem se consolidando também em lojas físicas. 
Um dos fatores que mais crescem no Brasil são as consultas online de preços. Muitas vezes, os clientes estão frente ao vendedor comparando os preços da loja física com aqueles oferecidos pela internet! O vendedor preparado oferece contra-argumentos como: “O produto está em estoque, você leva agora mesmo”, ou “qualquer problema você pode contar com a nossa loja”, ou “trocamos a mercadoria imediatamente no prazo de garantia” e assim por diante.
Os argumentos são valiosos, pois terão que convencer o cliente de que vale a pena pagar um pouco a mais por estes benefícios e serviços. Contudo, se o preço for de 30% a 50% ou mais do valor cobrado pela internet, ficará difícil competir.
Existe ainda o showrooming: consumidores que utilizam a loja física apenas para experimentar o produto. Entretanto, a compra é feita pela internet. Estima-se que 25% dos consumidores agem desta forma. Este comportamento tem gerado prejuízos milionários às empresas atualmente. Como lidar com situações que estão mudando profundamente a forma com que o consumidor faz suas pesquisas e adquire produtos?
Na busca de estratégias para vencer os desafios impostos por esta realidade, muitos migram parte dos negócios para a versão online. Entretanto, ainda enfrentam dificuldades na integração de estoques (físico-online), precificação, impostos e políticas de trocas. Existem alguns supermercados pelo Brasil que permitem comprar produtos online e recebê-los em casa, pela loja do grupo que estiver mais próxima.
É comum encontrar clientes sabendo mais detalhes do produto de seu interesse, do que o próprio vendedor (despreparado). Estudar a fundo características, benefícios e vantagens de cada produto é o mínimo que o vendedor preparado tem que fazer para manter seu emprego. 
O comércio eletrônico veio para ficar. O empresário precisa buscar informações sobre as tendências, estrutura e abordagem desta tecnologia, pois esta tem se adaptado rapidamente às mudanças de comportamento do consumidor! 
O Black Friday não se limita apenas ao meio online, existem movimentos no Brasil afora que englobam as lojas físicas. Portanto, para competir com as vendas online, no mínimo, os argumentos precisarão estar bem fundamentados entre os vendedores, para demonstrarem aos clientes as vantagens da loja física frente às disponíveis pela internet.
 

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