Black Friday aquece vendas de fim de ano em Prudente

Alta cobertura vacinal da população está entre as principais justificativas dos lojistas para o aumento das vendas em relação ao mesmo período do ano passado

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 26/11/2021
Horário 04:01
Foto: Caio Gervazoni
Black Friday inaugura a temporada de compras de fim de ano com significativas promoções
Black Friday inaugura a temporada de compras de fim de ano com significativas promoções

O termômetro que mede a expectativa do comércio para a tradicional Black Friday, nesta sexta-feira, está com a temperatura aumentando desde a última semana. O esquenta para a data que inaugura a temporada de compras de fim de ano com significativas promoções dá um panorama da alta expectativa dos lojistas. A reportagem foi até o calçadão de Presidente Prudente para saber dos comerciantes os motivos que levam os estabelecimentos a ficarem esperançosos com os aumentos das vendas comparado ao mesmo período de 2020.
Responsável pelo setor de marketing de O Boticário, do calçadão de Prudente, Isabella Maria Custodio relata que o cenário que antecedeu a Black Friday “foi um sucesso”. “Estamos com muitos pedidos. Como as pessoas buscam por promoções, fizemos um esquenta para liberar descontos a cada semana até este fim de semana”, pontua. Isabella descreve que os itens da linha de perfumaria, hidrantes e maquiagens são os mais vendidos, mas a procura pelos produtos é diversificada. “Olha, varia muito de pessoa para pessoa. Listo estas três linhas, mas não tem nada de muito específico, não”.  Para a Black Friday, a comerciante relata que - tanto para a loja física quanto para as vendas online – há uma “expectativa muito grande”, dado o atual cenário, que antecedeu a data, de vendas em alta.  
Para o gerente da Jô Calçados, Thiago Novaes, a perspectiva para a Black Friday 2021 é que as vendas cresçam de 20% a 30% se comparadas ao ano passado. “Ah, esperamos também uma alta de 10% em relação a 2019. Já começamos a colocar alguns produtos com até 70% de desconto há alguns dias. A gente também aumentou o estoque para este ano, porque em 2020 quase não tivemos o mês de dezembro praticamente, foi bem apagado”, relata. 
Thiago reforça que as vendas aumentaram neste mês, muito pela retomada dos clientes à loja física por conta da vacinação contra Covid-19. “Com o pessoal se vacinando e o décimo terceiro em mãos também deu uma melhorada. Os outros meses não foram lá aquelas coisas, mas agora a gente já está sentindo uma diferença boa”. Entre os produtos que mais têm demanda no estabelecimento, Thiago discorre que os tênis esportivos e calçados infantis estão no top da lista dos mais procurados pela clientela.  
Proprietária da ótica e relojoaria Hora Certa, Marina Andrade também realça que a “expectativa para este ano é altíssima”. Conforme indica, o estabelecimento ficou por um bom tempo fechado por conta da pandemia e com o restabelecimento do comércio e do aumento da cobertura vacinal, a loja está investindo em marketing digital e, também, aumentou o estoque para as vendas de fim de ano. “O cenário agora está indo muito bem, até um pouco melhor do que a gente esperava. O pessoal no comecinho do esquenta para Black Friday estava segurando, mas agora o movimento está bem maior. Estamos oferecendo até 50% de desconto em toda loja”, relata. 

Retomada da economia

O presidente do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região), Vitalino Crellis, narra que a expectativa dos comerciantes já é boa só por ser final de ano, mas com a retomada da economia há um plus diante desta espera no aumento das vendas. “O comerciante está com promoções, novidades e alternativas de atendimento, já se preparando para o Natal”. Para o presidente do sindicato, com a pandemia, houve uma mudança, que ainda é forte, nos canais de compra. “A pandemia alterou o cenário dando mais força ao e-commerce, tanto que alguns comerciantes realizaram até pesquisas para saber o que seu público prefere, seja taxa de entrega grátis, descontos ou novidades na data”, argumenta. 

Orientação aos comerciantes

De acordo com Vitalino, o Sincomércio orienta que os comerciantes invistam em atrativos para seus clientes iniciarem as compras de fim de ano já no próximo dia 26. “Assim a Black Friday, vai dar início ao clima de final de ano, atraindo o consumidor para comprar e aproveitar as promoções. Principalmente com o pagamento do décimo terceiro, os clientes vão aproveitar para pagar as contas e também antecipar a compra dos presentes”, considera, otimista. 

Veja também