Black Friday: dicas para não sair no prejuízo! 

Advogado especialista em Direito do Consumidor, Marcelo Cezário reuniu diversos pontos importantes a serem levados em consideração nesta semana

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 26/11/2020
Horário 05:15
Reprodução - Marcelo dá dicas para que consumidor não tenha prejuízos
Reprodução - Marcelo dá dicas para que consumidor não tenha prejuízos

Se por um lado as promoções da Black Friday são ótimas oportunidades de adquirir aquele produto tão sonhado, por outro é um momento de muita cautela com a escolha das lojas e condições de venda. Por isso, o advogado especialista em Direito do Consumidor, Marcelo Cezário, preparou diversas dicas para que a população não enfrente problemas durante este período. “Entre a compra presencial e a virtual, não há dúvidas de que a compra pela internet é a que tem mais chances de dar problemas, por isso, muitas das dicas são neste sentido”, afirma.
Marcelo ressalta ainda, antes de trazer as orientações, que por causa da pandemia será muito comum que a população realize suas compras justamente neste ambiente virtual, já que o resguardo em casa ainda é uma opção para muitos. “Entre esses problemas estão, por exemplo, risco de comprar o produto equivocado, entregas fora do prazo estipulado, e outras condições que, muitas vezes, não dependem apenas do consumidor”.

Fique atento!

Dentre as dicas, estão: evite usar redes wifi públicas para fazer compras, assim como inserir dados pessoais e bancários; faça uma pesquisa de preços para ver se o desconto oferecido é mesmo real e compre apenas em sites considerados seguros – neste caso, o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) disponibiliza uma lista dos sites que devem ser evitados. Desconfie de ofertas “incríveis” e de cupons de descontos vindos de anúncios, links de propaganda ou SMS; e conheça a reputação da loja, para ver se há muitas reclamações sobre os produtos e a entrega.
Além disso, Marcelo alerta para que as pessoas comprem apenas aquilo que realmente for necessário e que caiba no seu orçamento, já que “não adianta nada o consumidor ganhar o desconto na compra de um produto e depois pagar juros do cartão de crédito ou do cheque especial”. Documente ainda toda compra efetuada, com fotos das telas onde consta a especificação do produto, o preço, o prazo de entrega e os dados do fornecedor e exija a emissão da nota fiscal.
“Toda compra realizada pela internet é possível ser cancelada. É o chamado direito de arrependimento, previsto no Código de Defesa do Consumidor. O cliente tem sete dias para desistir da compra, contados a partir da data que ele receber o produto”, pontua Marcelo.

Compras online

A unidade prudentina do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) expõe que a  Black Friday tornou-se, ao longo dos anos, uma ótima oportunidade para adquirir produtos com descontos consideráveis no comércio mundial. Em 2020, será no dia 27, mas algumas lojas – físicas e online – começam a trabalhar os descontos com antecedência e realizam promoções ao longo de todo o mês. 
Desde o início da pandemia do coronavírus, o processo de compra digital pelo consumidor foi acelerado por conta do isolamento social. As altas vendas em e-commerce surpreenderam investidores e tudo indica que isso se tornará um hábito da população. “Uma pesquisa realizada pela empresa de tecnologia global Criteo comprova o anseio de empresários, já que as vendas no varejo online foram 30% maiores nas Américas e 17% maiores em todo o mundo no período de 15 a 28 de junho em comparação com a média de 2 a 14 de fevereiro. Além do e-commerce, os brasileiros também estão se voltando para as compras diretas em aplicativos. Os dados mostram um aumento de 3% nas conversões em comparação com 16 de março, pouco antes do início do distanciamento social”, destaca.
Para evitar problemas na hora de aproveitar as promoções e não se sentir lesado com as compras, o docente da área de TI (Tecnologia da Informação) do Senac Presidente Prudente, Danilo Filitto, preparou algumas dicas essenciais para as compras on-line: utilize sites e aplicativos que fazem comparativos de preços sobre os produtos desejados para encontrar o valor mais barato; comece a fazer as buscas com antecedência ao período de promoção para identificar possíveis elevações dos valores logo antes da Black Friday para embutir descontos “maiores” na data; negocie tendo em mente as formas de pagamento, já que compras à vista e no dinheiro tendem a ter uma melhor condição; procure não fazer compras por impulso, adquira somente aquilo que for necessário e de utilidade para o seu dia a dia.

SAIBA MAIS

Procon disponibiliza espaço para consumidor reclamar durante a Black Friday

Publicidade

Veja também