Boatos de golpe dificultam trabalho de recenseadores em Anastácio

Agentes do IBGE não conseguem coletar dados para o censo, porque moradores não querem passar informações

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 30/09/2022
Horário 06:29
Foto: Cedida
Reunião entre secretárias e coordenadores censitários do IBGE
Reunião entre secretárias e coordenadores censitários do IBGE

Em reunião nesta semana, os coordenadores de área do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que estão em serviço em Santo Anastácio – Lucas Ribeiro dos Santos, Allan Barbosa e Claudia Narumi Takayama Mori, atualizaram os trabalhos realizados até o momento e expuseram suas dificuldades às autoridades. 
Segundo os coordenadores censitários, os profissionais têm encontrado resistência por parte dos moradores. “Muitas pessoas se negam a abrir a porta para os recenseadores, pois acreditam em boatos divulgados por aplicativos de conversa, com ‘fake news’”. Alguns moradores, segundo os coordenadores, não querem passar informações do tipo – quantas pessoas moram na casa, qual a renda familiar – pois acreditam que passando essas informações podem ser vítimas de um futuro golpe ou até mesmo de roubo.
As pesquisas no município tiveram início em 1º de agosto e seguem até 30 de outubro, com os recenseadores contratados pelo IBGE. Eles percorrem todas as ruas da cidade, buscando informações sobre as famílias. Allan, um dos coordenadores, destaca que o trabalho é fundamental para que o governo destine investimentos em áreas que mais necessitam.

Identificação

De acordo com os coordenadores, não é difícil identificar os recenseadores. “Todos usam colete, bolsa e boné em azul, com a inscrição IBGE em letras brancas. Na parte frontal do colete tem um bolso transparente onde fica o crachá, com a foto do funcionário. Além disso, eles levam um dispositivo móvel de coleta [DMC], que é um aparelho eletrônico, um pouco maior do que um tablet”.
Os coordenadores censitários reforçam a importância do censo. “Nosso trabalho é muito importante para o planejamento dos governos”.
Estiveram presentes na reunião, além dos coordenadores, a secretária de Saúde, Selma Zambelli, a secretária de Assuntos Jurídicos, Michele Galhardo, a secretária de Educação, Leila Corsaletti, a secretária de Assistência Social, Marcia Puríssimo, e a assistente técnico administrativa Maria Jucimeire Saturno.

Foto: Divulgação/IBGE


Como identificar um recenseador – eles usam colete, bolsa e boné azul

CONFIRA TAMBÉM:

IBGE alerta sobre dificuldades para realização do Censo em Prudente

Publicidade

Veja também