IBGE alerta sobre dificuldades para realização do Censo em Prudente

Com 28,21% de setores concluídos, órgão relata problemas em relação ao alto percentual de recusa da população frente à série histórica do município

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 29/09/2022
Horário 04:01
Foto: Caio Gervazoni
Informações foram compartilhadas nesta quarta, em reunião no Plenário da Câmara
Informações foram compartilhadas nesta quarta, em reunião no Plenário da Câmara

Em reunião para promover a transparência censitária, na manhã desta quarta-feira, no Plenário da Câmara Municipal, a agência do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em Presidente Prudente relatou dificuldades em relação à coleta de informações para o Censo Demográfico 2022 no município. Até esta terça-feira, 28,21%, ou 112 dos 397 setores censitários de Prudente foram concluídos desde o início do levantamento, em 1º de agosto. 
O Censo 2022 está em andamento em 155 setores, que equivale a 39,04% do total, e não começou em 130 setores, 32,75%, deste total de 397 setores censitários. De acordo com o IBGE, um setor censitário pode variar de município para município, mas em geral equivale de 300 a 350 domicílios de uma mesma área geográfica. 
O órgão também anunciou que 101.313 pessoas foram recenseadas em Prudente até o momento. No entanto, os recenseadores (pessoas com coletes e bonés do IBGE que realizam as entrevistas) estão enfrentando alguns problemas quanto à coleta das informações. Até o momento, alguns dos entraves para que o Censo 2022 seja concluído com sucesso ao final de outubro são: a recusa da população em responder ao questionário censitário, grande quantidade de imóveis fechados e o período atual de chuvas no município, este último um quesito mais esporádico. 
“Nossos recenseadores estão tendo muitas dificuldades para entrar em locais como condomínios verticais, conjunto de prédios ou, às vezes, de classe média e alta do que em bairros abertos por exemplo”, relata o coordenador do Censo 2022 em Presidente Prudente, Juan Wruck. “Outro problema é o grande percentual de recusa até o momento, que é muito maior do que a gente vê de anos anteriores”, reforça a O Imparcial. Com 2% de recusa, o percentual, até o momento, está muito acima da média histórica de Presidente Prudente, que é de apenas 0,2%. Cerca de 150 pessoas são recenseadoras do Censo 2022 no município. 
Até terça-feira, em Prudente, 64.937 endereços foram visitados; pessoas de 38.562 domicílios responderam ao questionário e em 8.621 domicílios visitados ou estavam fechados ou as pessoas se recusaram a responder o Censo 2022. É possível apontar parcialmente, até o momento, que a quantidade de morador por domicílio caiu: a média até esta terça é 2,6 moradores/domicílio. “É uma quantidade um pouco abaixo do que a gente esperava”, relatou o coordenador. 

Foto: Google Earth/Reprodução

Divisão dos setores censitários em Prudente

Por que fazer o Censo 2022?

De acordo com o IBGE, o Censo é a única pesquisa que vai a todos os domicílios do país e consegue refletir a realidade brasileira com precisão e amplitude. Os resultados contribuem para tomadas de decisão por parte dos governos sobre serviços básicos à população, como números de postos de saúde, escolas, empregos, entre outros, além de também poder subsidiar estudos acadêmicos e investimentos da iniciativa privada. 
O questionário é respondido durante a visita do recenseador ao domicílio. Pode ser feita a solicitação para responder por telefone ou pela internet, através de e-mail. Caso a pessoa não esteja em casa, o recenseador volta ao local por quatro vezes em diferentes horários e dias da semana. 

O mal da desinformação

Por incrível que pareça, a agência do IBGE em Prudente relatou que alguns recenseadores, além da recusa, foram hostilizados, em algumas ocasiões, por pessoas que os associaram a partidos políticos. Há o relato também que muitos se recusaram a responder por medo de ser alguma espécie de golpe. 

SAIBA MAIS
Os recenseadores do IBGE trabalham com coletes, crachás e bonés azuis do órgão. Se o morador desejar, pode confirmar a identificação de um recenseador por meio do 0800 721 8181 ou por meio do site https://respondendo.ibge.gov.br/verifique-a-identidade-do-entrevistador.html

Foto: Divulgação/IBGE


 

Publicidade

Veja também